População abraça praça revitalizada no Centro de Curitiba

Com calçamento, iluminação e paisagismo novos, a Praça Eufrásio Correia, no Centro da cidade, esta voltando a ser ponto de encontro das famílias curitibanas. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do estado, o local, que estava abandonado e servia de abrigo para marginais, passa por intervenções urbanísticas da Prefeitura há um ano. As obras começaram em agosto do ano passado, dentro do programa “Viva a Praça”, lançado pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) da área Central, em parceria com o projeto Centro Vivo, da Associação Comercial do Paraná (ACP).

Na época, os moradores e comerciantes da área protestaram, por meio de um abraço solidário, a revitalização da praça para poder usufruir do espaço público. Hoje, com 70% da obra pronta, eles repetem o ato. Desta vez, para agradecer e se apropriar das melhorias.

De acordo com a coordenadora do Conseg Central, Malu Gomes, a “apropriação” da praça pela comunidade é também uma forma de afastar a criminalidade e as drogas dos instrumentos públicos. O evento, marcado para as 10 horas desta terça-feira (16), contará com a participação de alunos de escolas do entorno da praça, autoridades de segurança pública do estado e da banda da Polícia Militar do Paraná.

Conforme informou o administrador da Subprefeitura Regional Matriz, Luiz Hayakawa, na primeira etapa da reforma foi reforçada a iluminação da praça, com a substituição das antigas luminárias pelo modelo de lâmpada que é utilizado na Rua XV de Novembro. “As novas lâmpadas têm um aproveitamento melhor da luz, que fica direcionada para baixo”, explicou ele. As árvores também foram podadas para facilitar a entrada da luz solar, segundo Hayakawa. “São medidas que melhoram o paisagismo e a segurança da praça”, disse ele. Outra melhoria foi a troca das trepadeiras por grama e o plantio de flores em novos canteiros, que estão sendo formados.

Na segunda etapa houve a substituição do pedrisco dos caminhos da praça, uma das características históricas do local. A Secretaria do Meio Ambiente afirmou que colocará pedras em tom amarelado, parecido com o projeto original da Eufrásio Correia de 123 anos atrás. Além do aspecto histórico, a cor amarela fará contraste com o verde intenso da nova paisagem arborizada do local.

Serviço:

O que: Abraço na Praça Eufrásio Correia

Data: terça-feira, 16 de agosto – às 10 horas.

Local: Praça Eufrásio Correia, em frente ao Shopping Estação, no Centro.