Prefeito de cidade norte-americana participa de rodada de negócios na ACP

Encontro fez parte do programa ACP das Nações – Cooperação Sem Fronteiras

Pela primeira vez em Curitiba, o prefeito da cidade de Jacksonville (Flórida), Alvin Brown, foi recepcionado pelo Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais (Concex-RI) da Associação Comercial do Paraná (ACP), no início da tarde desta terça-feira (25), para uma reunião-almoço. O encontro funcionou, também, como rodada de negócios entre os representantes das duas cidades, consideradas irmãs comercialmente.

A comitiva capitaneada por Brown era composta pelo empresário Gregory Driskell, que atua no ramo de pavimentação nos Estados Unidos, pelo presidente da Câmara Comercial da Aliança Brasil – Flórida, Joshua Rodriggs, e pelo representante comercial das cidades irmãs, Alan Vinson.

O presidente interino da ACP, Sinval Zaidan Lobato Machado, disse que entre as mais caras tradições da entidade, está o estímulo ao diálogo entre os líderes que prezam pela livre iniciativa, o respeito aos direitos individuais e a democracia. Segundo ele, a visita do prefeito Brown é muito propícia, “pois da mesma forma que o Paraná busca auferir os benefícios da inovação, da sustentabilidade econômica, social e ambiental, o estado também procura oportunidades para mostrar sua inesgotável potencialidade ao mercado mundial”. Machado disse, ainda, que o evento reflete as boas relações que Curitiba tem com as cidades norte-americanas.

O vice-coordenador do Concex, Carlos Eduardo Guimarães, lembrou que o encontro fez parte do programa “ACP das Nações – Cooperação Sem Fronteiras”, uma iniciativa do Conselho que visa fidelizar acordos de cooperação com 150 países até 2012. De acordo com o que afirmou, o evento também servirá para propiciar futuras parcerias benéficas ao Paraná, traduzindo novas oportunidades de negócios entre as duas nações.

Já o prefeito norte-americano afirmou que o Brasil é o maior parceiro de negócios que a Flórida tem atualmente e que Curitiba é uma importante cidade para quem busca internacionalizar. Segundo Brown, “a capital paranaense é exemplo em crescimento e inovação e o mundo quer aprender com ela”.