Presidente da ACP concede entrevista no programa PR Empreendedor

Edson José Ramon defendeu a redução dos juros e spreads bancários, salário regional compatível e um Paraná mais competitivo

A edição de maio do programa PR Empreendedor, pela TV Sinal (canal da Assembléia Legislativa do Paraná), dedicada à Associação Comercial do Paraná (ACP), contou com a presença do presidente da instituição, Edson José Ramon. Durante cerca de 30 minutos, Ramon expôs algumas bandeiras da Casa e comentou assuntos de interesse nacional, como os spreads bancários – diferença entre os custos de captação de recursos pelos bancos e a taxa cobrada dos consumidores -, além do excesso de juros no país. “A ACP foi uma das primeiras instituições a levantar a questão dos juros. Muito se fala da Selic, mas os spreads bancários continuam abusivos. Para lucrar, os bancos somam até os índices de inadimplência em cima do valor praticado”, comenta.

A independência política da ACP foi ressaltada por Ramon. O presidente destacou que a instituição possui receita própria e não se vale de vínculos governamentais, podendo exigir os direitos do comércio de forma integral. Uma das últimas ações da Casa foi questionar o aumento do salário mínimo regional em 5% acima da taxa de inflação, valor que reflete na competitividade do Paraná. Vale lembrar que o estado possui a maior remuneração básica do país. Para Ramon, algumas questões como, redução da carga tributária e desburocratização dos serviços devem ser revistas, melhorando as condições do empresariado e trazendo um aumento real dos salários.

Por fim, o presidente comentou a cartilha “O Brasil que queremos”, desenvolvida pela entidade em parceria com a Ordem de Advogados do Brasil (OAB-PR) e cobrou competitividade e representatividade do Paraná no governo. “Temos que melhorar as estradas, o Porto de Paranaguá e aumentar o mar territorial do Paraná para ganhar mais no pré-sal, lembrando que temos fortes representantes no ministério e no Senado. Hoje, nosso estado é um dos que mais dá ao Brasil e um dos que menos recebe”, destacou Ramon.

A entrevista com o presidente da ACP vai ao ar na próxima segunda-feira (14), às 18h30 na TV Sinal, canal 16 da Net e 99 da TVA.