Presidente da ACP é acadêmico honorário da Accur

Novos integrantes foram recepcionados em noite festiva

O presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Edson José Ramon, foi homenageado na noite desta quinta-feira (10), com o título de acadêmico honorário da Academia de Cultura de Curitiba (Accur), que também concedeu a mesma honraria ao presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), José Lúcio Glomb.

A Accur é presidida pelo acadêmico João Darci Ruggeri, que na solenidade realizada na ACP, entregou ao prefeito Luciano Ducci a Honorífica Ordem da Cultura, em reconhecimento aos bons serviços à municipalidade em apoio às manifestações artísticas e culturais em Curitiba. O evento foi prestigiado pelo vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, e a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Regina Storelli.

Foram empossados como acadêmicos efetivos Aníbal Andraus Neto, Celso Coppio, Elvo Benito Damo, Maiviles Amaro da Silva, Maria Ângela Tassi Simões Teixeira, Maria Helena Saparolli, Sérgio Luiz Benghi, Rita Camargo Caldas e Regina Casillo.

Ao agradecer a homenagem, o presidente Edson Ramon revelou que “na verdade, quem merece a distinção é a própria Associação Comercial do Paraná, que desde sua fundação em 1890, sempre lutou pela valorização e preservação da cultura de nossa gente”.

Os exemplos mais recentes da atuação da ACP nessa área são a criação da Universidade Livre do Comércio (ULC) e ACP Cultural. Além disso, Ramon salientou o fato de que “como presidente da ACP, fui indicado para uma das presidências de honra do Movimento Pró-UFPR, cujo objetivo principal é a restauração do prédio histórico localizado na praça Santos Andrade, ícone curitibano da universidade mais antiga do Brasil”, salientando que “a sabedoria anda de mãos dadas com a beleza”.

O presidente João Darci Ruggeri justificou as homenagens aos acadêmicos honorários e ao prefeito Luciano Ducci, enfatizando que a instituição tem entre seus critérios a escolha de governantes, líderes de associações de classe e membros da sociedade que se notabilizam por seu envolvimento com a cultura.