Presidente da ACP enaltece o homem, o político e o empresário José Alencar

“A Nação brasileira recebeu nesta terça-feira, entristecida, a informação do falecimento do ex-vice Presidente da República, José Alencar, que, além de um empresário tenaz e de grande sucesso, foi também um exemplo de cidadão digno, defensor da política transparente, da ética, e de frutos relevantes para a vida nacional.

Para nós, da Associação Comercial do Paraná, que há 121 anos defendemos sobretudo a ética, a moral e a transparência na política, ele foi um modelo.

Destemido, mesmo fazendo parte, como vice-presidente, do último governo federal, posicionou-se frontalmente contra a alta carga tributária imposta ao país e declarou a tantos quantos o ouvissem que a política monetária estava errada, que suas distorções inibiam o empreendedorismo e a geração de riquezas no Brasil.

Democrata verdadeiro, sem qualquer tipo de viés, José Alencar combateu o bom combate; foi um legítimo representante da aliança capital e trabalho de forma respeitadora, progressista, com a límpida crença de que não há saída para o mundo desenvolvido além da democracia.

Não bastassem todas essas credenciais, esteve presente em nossa cidade a inúmeros eventos da Associação Comercial do Paraná, entidade à qual sempre correspondeu inclusive por haver sido presidente da Associação Comercial e da Federação das Indústrias de Minas Gerais, com os mesmos ideais e princípios.

Consultado por um dos ex-presidentes da ACP, Marcos Domakoski, José Alencar recebeu, em Brasília, o então governador Orlando Pessuti para solucionar a multa imposta ao Banestado e que tão caro custava aos cofres de nosso Estado.

Da mesma forma, recebeu lideranças paranaenses para tratar da implantação no Paraná do Tribunal Regional Federal.

Ou seja, foi alguém que sobremaneira defendeu as causas justas e ajudou a sociedade brasileira e, em especial, a paranaense em inúmeras circunstâncias, de forma concreta, especialmente com seu trabalho e sua fé em um país melhor e mais desenvolvido.

Ele merece de todos nós, homens, cidadãos e ainda como representantes do setor empresarial o mais profundo respeito por sua vida exemplar e dignificante.

 

Edson Ramon

Presidente

Associação Comercial do Paraná