Presidente da CACB defende associativismo

Cairoli disse que entidades de classe devem ter maior visibilidade

O engenheiro civil e empresário José Paulo Dornelles Cairoli, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), esteve em Curitiba nessa quinta-feira (17), onde proferiu palestra para diretores, associados e gestores da Associação Comercial do Paraná (ACP), a convite do presidente Edson José Ramon.

Cairoli ressaltou o papel fundamental do associativismo no processo político e econômico, acima de tudo “na conquista do país ideal que ainda não temos, pois no nosso as minorias sempre pagaram a conta”. O líder empresarial lembrou que parte dessa culpa “é da sociedade que sempre se omitiu, assim como foram omissas as associações de classe”. Cairoli afirmou, ainda, que não vê necessidade de discutir sobre o partido que está no poder, “pois todos são iguais, embora o principal seja o Partido do Ministério da Fazenda”. Do seu ponto de vista, o “que importa é a sociedade ser mais ou menos participativa”.

O presidente da CACB sublinhou a importância do projeto de conscientização para uma construção coletiva do fortalecimento da imagem das entidades de classe, que “precisam adquirir maior visibilidade pública e política”.

Na saudação ao líder nacional da categoria, o presidente da ACP, Edson José Ramon, destacou as bandeiras históricas defendidas por ambas as instituições, tais como a desoneração da atividade produtiva pela redução dos tributos e a aprovação das reformas estruturais.