Presidente da Conaje participa de encontro com jovens empresários da ACP

Evento foi marcado pela entrega do documento “O Brasil que Queremos” e apresentação do balanço do Feirão do Imposto

O presidente da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), Marduk Duarte, esteve na Associação Comercial do Paraná, no início da tarde desta sexta-feira (30), para participar de uma reunião e acompanhar de perto a atuação do Conselho de Jovens Empresários (CJE) da casa. Segundo ele, o Paraná tem grande representatividade no cenário empresarial brasileiro e é um dos estados mais representativos em mobilizações encabeçadas por jovens empreendedores.

O encontro serviu, também, para planejar as próximas ações da luta pela redução da carga tributária brasileira, uma das principais bandeiras levantadas pelo movimento, além de somar esforços para realização de novos projetos em prol dos pequenos empresários em início de carreira.

O vice-presidente da casa e coordenador do Conselho Político da ACP, Marco Antônio Peixoto, aproveitou a oportunidade para entregar a Duarte uma cópia do documento “O Brasil que Queremos”, projeto criado pela entidade a fim de disseminar nacionalmente os princípios defendidos pelo Movimento “O Paraná que Queremos”, outra iniciativa lançada no estado para combater irregularidades na Assembleia Legislativa. Segundo Peixoto, “o documento funciona como uma manifestação contra a corrupção e compõe uma série de reivindicações diante de acontecimentos públicos”.

Outro ponto alto do evento foi a apresentação do balanço do Feirão do Imposto, realizado pelo Conselho de Jovens Empresários, no último dia 17, para conscientizar a população sobre a pesada carga de impostos que se paga no país. De acordo com Monroe Olsen, coordenador do conselho, a movimentação na Rua XV de Novembro e em outros oito bairros da cidade foi histórica. “A adesão de 29 municípios do Paraná fez com que o estado passasse, inclusive, o estado de Santa Catarina (idealizador do movimento), em cidades mobilizadas”, disse ele.

Primeira Empresa

Durante a manhã, Marduk Duarte participou de uma reunião com o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, para apresentar o projeto “Primeira Empresa”, uma iniciativa da Conaje que tem o objetivo de orientar o jovem na montagem de seu primeiro empreendimento e acompanhá-lo durante a fase mais crítica do negócio: o primeiro ano de atuação no mercado.

Segundo ele, a nova gestão investirá, também, em projetos como o “Empreendedores do Futuro”, cuja intenção é levar a cultura empreendedora às escolas, abrangendo os ensinos Fundamental e Médio. “Queremos trabalhar o empreendedor desde o ensino fundamental até a formação da primeira empresa, reduzindo a mortalidade dos novos negócios”, frisou Duarte.

A redução dos gastos públicos e a correta aplicação dos recursos originários da pesada carga tributária brasileira também são bandeiras defendidas pela Conaje, conforme disse o presidente. “A Confederação manterá ações como o Dia da Liberdade de Imposto, cujo objetivo é mostrar ao consumidor a diferença da tributação no preço final dos produtos, e o Feirão do Imposto, evento anual em que os organizadores expõem, em local público, o valor dos impostos cobrados no preço final de venda dos produtos populares”, explicou.

Ainda segundo ele, por meio da Comissão de Assuntos Legislativos, a Conaje buscará a aproximação dos jovens empreendedores com os poderes Legislativo e Executivo, em âmbito federal, para apresentação de ideias e realização de ações de apoio à produção com responsabilidade socioambiental.