Prevenir é o alvo

Com um depoimento emocionante e ao mesmo tempo motivador, a presidente do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol), Tânia Mary Gomez, participou de um encontro com as empresárias do Conselho da Mulher Executiva (CME) da Associação Comercial do Paraná (ACP), na última quarta-feira (14), quando contou como enfrentou um câncer de mama e alertou sobre a importância da prevenção da doença. Com uma história de superação, Tânia participou, inclusive, da gravação de um capítulo de uma novela da Rede Globo.

Segundo ela, todos os anos há 1 milhão de novos casos da doença, em todo mundo. Só no Brasil, são mais de 50 mil, 60% deles descobertos já em estágio avançado, o que diminui as chances de recuperação. Por isso, a importância dos exames periódicos de toque e mamografia.

Tânia falou também do outubro rosa, um projeto desenvolvido pelo Movimento Mundial de Prevenção ao Câncer de Mama em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba. O movimento ilumina de cor de rosa monumentos históricos de Curitiba, entre eles, neste ano, o prédio da ACP, lembrando a luta pela diminuição dos casos. A ação está marcada para o dia 1º de outubro.