Primeira Câmara de Mediação e Arbitragem do Paraná completa 15 anos

Evento comemorativo contará com participação do ex-vice-presidente da República, Marco Maciel, autor da Lei de Arbitragem Brasileira

A Câmara de Mediação e Arbitragem (Arbitac) da Associação Comercial do Paraná (ACP) comemora, nesta segunda-feira (21), 15 anos de criação. Para marcar a data, o mecanismo, que é o mais antigo do Paraná na resolução de conflitos sem a necessidade de levar processos à Justiça, realiza o evento “Arbitragem Brasil -15 anos”, onde serão ouvidos ícones da história da arbitragem no país, incluindo o autor da Lei federal de Arbitragem, Marco Maciel.

A arbitragem é baseada na autonomia de vontade das partes envolvidas nos conflitos, ou seja, pode ser explicada como sendo um meio extrajudicial de solucionar controvérsias que tenham a ver com direitos patrimoniais disponíveis. A mediação, no entanto, é um processo estruturado pelo qual um terceiro independente e imparcial personagem, o mediador, aplica uma técnica interdisciplinar às negociações entre os envolvidos, de modo a permitir a transformação de uma decisão frustrada em uma negociação onde haja acordo.

Na ocasião, será feito, também, o lançamento dos novos regulamentos de Arbitragem e Mediação da Câmara, fruto de mais de dois anos de estudos e debates, que consolidarão a posição de vanguarda da Arbitac no cenário nacional de solução extrajudicial de litígios. O evento será realizado no 9º andar do prédio da ACP (Rua XV de Novembro, 621) e começa às 19h30.

 

Serviço:

Data: 21/11/2011

Horário: 19h30

Local: Auditório da ACP – 9º andar

*As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail arbitac@acp.org.br