Programação especial do Ponto Ativo antecipa Dia do Idoso

Antecipando as comemorações do Dia do Idoso, celebrado amanhã (1º) no país, o Ponto Ativo, programa de responsabilidade social para a melhor idade da Associação Comercial do Paraná (ACP), realizou, nesta quinta-feira (29), uma tarde especial de atividades para quem tem mais de 50 anos. O momento festivo reuniu 170 pessoas, entre professores e alunos do projeto, e contou com apresentações de dança, exposição de artesanato, além de uma palestra sobre motivação e bem-estar.

A ideia do Ponto Ativo é “oferecer um retorno para aqueles que estão na melhor idade e que tanto contribuíram com o desenvolvimento do comércio e da comunidade local”, nas palavras do vice-presidente da ACP e coordenador do Ponto Ativo, Antônio Miguel Espolador Neto.

Programação

No início da tarde, os participantes ouviram a palestra da psicóloga Melina Kunifas, que falou sobre as recentes orientações colocadas pela área da psicologia positiva. As técnicas ajudam as pessoas a cultivar bons hábitos e boas ações, a agradecer sempre, não reclamar de coisas, muitas vezes, sem sentido ou que não podem ser mudadas, não fofocar, além de celebrar as conquistas individuais. “Coisas simples, aparentemente sem valor”, explicou ela, que completou: “como um novo corte de cabelo, um vestido e até um elogio”.

Melina lembrou, ainda, das vantagens da integração das pessoas na comunidade onde vivem, especialmente com os vizinhos, pois “ser conhecido e fazer novas amizades é muito gratificante”.  Na conclusão, a psicóloga desafiou os convidados a escolherem uma das recomendações e, por um período de tempo, fazer prova da eficácia das mesmas no plano individual.

Depois da palestra, os convidados foram recepcionados no Espaço ACP – 1º andar do prédio da entidade, onde houve apresentações de forró, bolero, e foi aberta a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos das oficinas do projeto.

Aberta ao público

A exposição segue aberta para visitação, nesta sexta-feira (30), no Espaço ACP, das 12 às 17 horas. São quadros em pintura a óleo, peças em gesso, patchwork, tricô, entre outras.