ACP | Associação Comercial do Paraná

Ajuda

Problemas com senha e/ou acesso ao Sistema de consultas?

Ao tentar efetuar Login aparece a mensagem: Operador ou Senha inválido. O que devo fazer?

Entre em contato com a ACP pelo telefone (41) 3320-2929.

Ao tentar efetuar consulta aparece mensagem: Usuário Suspenso. O que devo fazer?

Entre em contato com a ACP pelo telefone (41) 3320-2929.

Problemas no Sistema de consultas?

Ao tentar acessar o sistema aparece a mensagem “para acessar o sistema é necessário ter o Flash Player 10 ou superior instalado”. O que devo fazer?

Siga o procedimento para atualização do Flash Player.

O Sistema de Consultas trava numa tela cinza logo após o login e não abre. O que devo fazer?

Houve uma atualização no sistema, e é necessário recarregá-lo efetuando a limpeza de alguns dados temporários armazenados em seu computador (cache) para que os novos dados sejam recebidos. Veja o procedimento para limpeza de cache e cookies para o navegador Internet Explorer ou para Mozilla Firefox.

Não estou visualizando alguns ícones do Sistema de Consultas. O que aconteceu?

Houve uma atualização no sistema, e é necessário recarregá-lo efetuando a limpeza de alguns dados temporários armazenados em seu computador (cache) para que os novos dados sejam recebidos. Veja o procedimento para limpeza de cache e cookies para o navegador Internet Explorer ou para Mozilla Firefox.

Dúvidas com a negativação:

Não tenho tempo para negativar, trabalho sozinho:

As negativações podem ser encaminhadas ao setor de cadastro, que fará as inclusões no banco de dados.

Não tenho os dados do meu inadimplente (nome/CPF/endereço):

Sem esses dados, a inclusão não pode ser efetuada no banco de dados.

Não sei como registrar:

O processo de inclusão é simples. Basta entrar em contato com o setor responsável e você receberá as orientações necessárias para efetuar o registro.

Acho caro, não tenho dinheiro:

Quando é efetuado um registro em nossa base de dados, automaticamente é emitida a notificação que será enviada ao devedor. O gasto será bem menor do que entrar em contato por telefone, ou enviar uma carta pelo correio.

Tenho medo de perder o cliente:

Se o cliente não efetuar o pagamento, será perdido de qualquer forma, porque ele não retornará mais para efetuar novas compras. Fazendo a inclusão do registro, haverá uma grande possibilidade de o cliente efetuar o pagamento do débito.

Não sabia que podia fazer:

Não há impedimento para registro na base de dados do SCPC, desde que esteja dentro do prazo de 05 (cinco) anos.

Vocês cobram uma taxa do valor recebido?

A negociação é entre o credor e o consumidor. Não há cobrança de taxa quanto ao valor recebido.

Quanto paga para excluir?

A exclusão não é cobrada.

Como faço para excluir um registro?

A exclusão pode ser efetuada pelo credor acessando o sistema.

Qual o prazo existente para que seja feito o cancelamento de registros?

O registro de débito será cancelado pelo Usuário, obrigatoriamente, quando ocorrer sua regularização ou liquidação. De acordo com a Lei Estadual nº 15967/2008, o SCPC e seus associados têm o dever de retirar o nome consumidor inscrito no banco de dados em até 48 horas após o pagamento, sob pena de pagamento de multa.

Quando há renegociação ou novação, o registro deve ser excluído?

O registro deverá ser cancelado em caso de regularização/novação de dívida, seja ela feita por meio de renegociação ou novação, mesmo que existam prestações a vencer. Isso quer dizer que o usuário, ao renegociar uma dívida, deve providenciar seu imediato cancelamento. Cabe ressaltar que, se forem renegociados os vencimentos, estes somente poderão ser registrados se vencidos e não pagos na nova data convencionada entre credor e cliente.

É o mesmo que protesto?

Não. O registro acontece na base de dados do SCPC e o Protesto é feito em Cartório.

Quanto tempo depois do atraso posso registrar?

O ideal é registrar em até 90 (noventa) dias contados da data do vencimento. Além disso, a inclusão aumenta as chances de recuperação do crédito. Considera-se inadimplemento para fim de registro no SCPC o atraso no pagamento das obrigações, ou seja, o registro pode ser incluído a partir do dia posterior ao vencimento e não pago.

Quanto tempo um registro fica ativo?

O registro permanece no banco de dados por 05 (cinco) anos, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, Artigo 43 § 1º.

Qual é a idade mínima permitida para efeito de registro?

Qualquer pessoa capaz na ordem civil e que na forma da lei possa responder pelos seus atos (ou emancipado) pode ser registrado no banco de dados.

Posso incluir um registro já prescrito?

Completados os 05 (cinco) anos do registro, ele é excluído automaticamente da base de dados e não pode ser incluído novamente.

Posso ter acesso à minha base de registros?

Sim. O sistema disponibiliza relatórios.

O endereço que é enviado é atualizado ou o mesmo da inclusão?

O endereço é o informado pelo credor no momento da inclusão.