ACP avalia como positiva a abertura do comércio no carnaval

A Associação Comercial do Paraná considerou positiva a abertura do comércio nos dias de carnaval. Com a proibição de festas, desfiles e aglomerações por causa da pandemia, e com a suspensão do ponto facultativo pelo governo estadual e prefeitura, a entidade estimulou os comerciantes a manter as portas abertas no período.

A ACP não tem um levantamento exato, mas, de acordo com consultas feitas aos associados, calcula que entre 70 e 80% dos estabelecimentos abriram, variando os números conforme a região da cidade. A maior adesão ocorreu em áreas de intensa atividade comercial. Os comerciantes consultados se disseram satisfeitos, apesar do movimento menor do que o normal (os bancos fecharam, o que reduz a circulação de pessoas) e aprovaram a experiência.

“A experiência mostra que o comerciante está disposto a enfrentar com muito trabalho e criatividade as dificuldades provocadas pela pandemia. Ainda será um ano difícil, de recuperação lenta, mas contamos com a chegada das vacinas para todos o quanto antes para a volta à normalidade o quanto antes”, comentou o presidente da ACP, Camilo Turmina.