ACP | Associação Comercial do Paraná

ACP comemora Dia do Comerciante fazendo homenagens a empresas, empresários e políticos

A Associação Comercial do Paraná realiza, na próxima terça-feira (16/07), as comemorações do Dia do Comerciante. Serão prestadas homenagens a empresas e empresários de destaque na área do comércio, além dos dois criadores das leis que instituíram o Barão do Serro Azul como patrono do comércio de Curitiba e do Paraná, o ex-vereador e ex-deputado Fabiano Braga Cortes Junior e o deputado federal e atual secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost. O evento acontece a partir das 11h30, na sede da ACP.

O Dia do Comerciante foi instituído em outubro de 1953, pelo então presidente do Senado da República – João Café Filho – mais tarde presidente da República. A comemoração tornou-se oficial no dia 16 de julho do ano seguinte, na data de nascimento de José Maria Lisboa, o honorável Visconde de Cairu, um dos vultos mais renomados do período imperial. A razão da escolha se deveu ao espírito empreendedor do visconde sobre Dom João VI, que em 1808, ordenara a abertura dos portos brasileiros ao comércio com as nações amigas, conforme registram nossos livros de história.

Além das homenagens a Fabiano Braga Cortes Junior e Ney Leprevost, a ACP premiará as seguintes empresas e empresários:

PAULO HENRIQUE PENNACCHI – presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores do Paraná, tendo em vista a liderança empresarial que sempre exerceu, bem como a contribuição pessoal ao desenvolvimento econômico do Paraná. Ele também lidera um grupo de empresários que mantêm a Casa do Bom Menino, em Arapongas, atendendo no contraturno escolar jovens em famílias de baixa renda e que oferece alimentação, atividades educativas com o objetivo de prepará-los para serem cidadãos de respeito no futuro.

MULTILOJA/CREDI OK, representada por Francisco Carlos dos Santos, diretor-presidente do grupo, e Geraldo Luiz Gonçalves, administrador CEO do grupo, em reconhecimento à sua tradição no comércio.

Ótica PONTO DE VISÃO, representada por Demóstenes Albernaz Jr., empresa reconhecida como referência no comércio e papel importante no desenvolvimento econômico do Paraná.

FARMÁCIAS CALLFARMA, representada por Carla Biernaski Bueno, empresa referência em inovação no comércio farmacêutico do Paraná.

ODONTO EXCELLENCE, REPRESENTADA por Oséias Gomes, empresa referência em inovação no segmento de serviços odontológicos do Paraná.

Desde as comemorações do Dia do Comerciante do último ano, a ACP decidiu incluir – como destaque especial – menção honrosa à memória histórica de empresas, com presença exponencial no comércio e serviços do Estado do Paraná. As empresas escolhidas para este ano foram:

Impressora Paranaense, aqui representada por Werner Egon Schrappe,  empresa com participação efetiva no comércio curitibano ao longo de décadas, período em que se tornaram marcas tradicionais, na preferência de milhares de consumidores.