ACP | Associação Comercial do Paraná

ACP recebe embaixador da Sérvia no Brasil

Em almoço oferecido pelo Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais (Concex-RI) da ACP, o embaixador da Sérvia no Brasil, Ljubomir Milic, foi recebido na entidade do setor produtivo, nesta quinta (28), com o objetivo de aproximar o Paraná das oportunidades de investimentos no país europeu. Dentre os empresários convidados para o evento, estiveram representantes dos setores de energia, construção e alimentos.

De acordo com o presidente da ACP e cônsul honorário da Sérvia, Edson José Ramon, o país é o único da região que teve crescimento no PIB, cerca de 1,5% em 2012, o que  perfaz 45 bilhões de dólares. Por isso, “oferece uma oportunidade crescente para investidores interessados na multiplicidade de setores contidos na sua economia”, destacou.

Para demonstrar as vantagens de seu país, acompanhado do conselheiro da embaixada brasileira da Sérvia, Branko Markovic, Ljubomir destacou-o como local provido de política interna estável, o que propicia a atração de investimentos, e com adequado sistema alfandegário, que facilita o intercâmbio comercial. Ao falar sobre a capital Belgrado, o embaixador citou sua moderna infraestrutura rodoviária e hidroviária, possível graças à localização estratégica da cidade no centro da península balcânica.

Nos projetos para futuros empreendimentos, 89 estão na área de infraestrutura e também o da construção de um gasoduto que será custeado pela Rússia. O projeto injetará 200 milhões de dólares na economia da Sérvia, verba que servirá para transporte do gás. Isso proporcionará independência energética ao país por meio de um combustível limpo e barato.

A Sérvia é um dos países que cobra a menor taxa sobre salários da Europa, de apenas 10%. O país conta com cinco convênios de livre comércio e em janeiro próximo dará início às negociações para s e integrar à União Européia (UE).