ACP | Associação Comercial do Paraná

Analista fala sobre as saídas para se combater o populismo

Glória Alvarez faz parte do Movimento Cívico Nacional da Guatemala e ficou conhecida depois de uma palestra na Espanha, onde apontou os males do populismo

Jornal Gazeta do Povo, 7 de abril de 2014

A cientista política, conferencista internacional e radialista Glória Alvarez, diretora do Movimento Cívico Nacional da Guatemala, está em Curitiba e realiza quatro palestras sobre populismo em universidades nesta terça (7) e quarta-feira (8). Especializada no tema, Glória tornou-se conhecida pela divulgação nas redes sociais do vídeo da palestra proferida em Zaragoza (Espanha), no congresso mundial sobre defesa e fortalecimento dos ideais republicanos, realizado em setembro.

Nesta segunda-feira (6), ela participou de um debate promovido pela Associação Comercial do Paraná (ACP). Glória falou sobre a adoração que líderes populistas geram em populações pobres. “Quando temos um nível de consciência baixo, nos sentimos envergonhados de quem somos, temos baixa autoestima, nos sentimos culpados”, explica. “O nosso ego, por nos fazer sobreviver, deposita num líder messiânico a confiança que não somos capazes de depositar em nós mesmos.”

“Uma pessoa que tem baixa autoestima, que sofre violência na família, que está na miséria… Vem um líder e ela, que já sofreu de tudo, não vai querer saber de política, não vai querer saber de economia. Ela vai querer uma solução para sua vida e ponto”, diz.

Para ela, as saídas para combater o populismo na América Latina são a educação e a tecnologia. “Para mim, o objetivo principal é ver como empoderamos futuras gerações latino-americanas para que se sintam donas de si mesmas e capazes de serem livres”, explica Glória, que defende que governos populistas são uma ameaça à República.

Agenda
Glória realiza duas palestras nesta terça (7) em Curitiba. A primeira ocorre no Auditório do bloco amarelo da Universidade Positivo, às 10h. À noite, estará na PUCPR, às 18h, no Auditório Mário de Abreu. Na quarta (8), ministra uma palestra no Salão Norte da UFPR às 10h e na Unicuritiba, às 19h.