ACP | Associação Comercial do Paraná

Associação Comercial do Paraná reivindica prorrogação do pagamento de ICMS e ISS em função da crise de abastecimento

A Associação Comercial do Paraná (ACP), em carta enviada pelo presidente Gláucio Geara nesta terça-feira (29) à governadora Cida Borghetti e ao prefeito Rafael Greca, solicitou a prorrogação do prazo de quinze dias para o recolhimento do ICMS e do ISS relativos a junho do corrente.

O presidente da ACP também sugeriu que os pagamentos sejam feitos em dois momentos: 50% na data normal de recolhimento e os outros 50% trinta dias após.

Na justificativa para o posicionamento, Gláucio argumentou que “o prejuízo nas atividades empresariais é generalizado, atingindo todos os setores da economia. No varejo, a queda nas vendas aproxima-se de 80% desde o início da paralisação, gerando enormes dificuldades financeiras às empresas. Impedido de produzir, vender ou prestar serviços, o empresário, que já tem dificuldade em tempos normais para fazer frente à elevada carga tributária, fica financeiramente impossibilitado de pagar pontualmente os tributos”.

Tendo em vista que a expectativa da retomada dos negócios pode demorar semanas, o presidente, Gláucio Geara reafirma a necessidade de “alívio imediato no cumprimento das obrigações tributárias”.

Click aqui e confira as cartas na íntegra.