Associados terão acesso a cursos de ensino a distância

Entidades celebram parceria para disseminar valor educativo

A Associação Comercial do Paraná (ACP) e a Fundação de Estudos Sociais do Paraná (Fesp), com interveniência do Instituto Brasileiro de Educação e Tecnologia para Formação (IBTF), localizado em Ribeirão Preto (SP), assinaram nesta terça-feira (13) um contrato de parceria com vistas à implantação do sistema de formação à distância (Sisfad), ou seja, uma plataforma de ensino à distância destinada à gestão e distribuição de cursos na modalidade à distância contratados pela Fesp junto ao IBTF.

Para o presidente Edson José Ramon, da Associação Comercial do Paraná, que assinou o contrato juntamente com o coordenador do Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais (Concex-RI), Carlos Eduardo Guimarães, também diretor presidente da Fesp, “por intermédio dos cursos de ensino a distância as entidades parceiras vão possibilitar maior valor educativo aos associados, empresários e colaboradores de nossa entidade, reforçando ainda a atuação da Universidade Livre do Comércio e da própria Fundação de Estudos Sociais do Paraná”.

O convênio foi também assinado pelo vice-presidente da ACP, Dalton Rispoli, e Hamilton Silva, presidente do IBTF, além das testemunhas Esdras Marinzeck Leon e Élcio Orlando Calegari, representantes da ACP e Fesp, respectivamente.

Ensino a distância

Conforme o objeto descrito no contrato, a Fesp vai coordenar e distribuir cursos de ensino à distância disponibilizados pelo IBTF, atendendo as áreas de extensão, graduação em nível superior, pós-graduação Lato Sensu (especialização e MBA), programas internacionais (todos os níveis) e cursos livres. Segundo Guimarães, “o material referente aos programas e cursos será desenvolvido pela Fesp, com a utilização de metodologia específica presencial ou por meio digital, ficando a mesma responsável pelo controle da distribuição”.

O presidente do IBTF, Hamilton Silva, destacou que entre os 15 cursos de pós-graduação existentes destacam-se os de gestão comercial, gestão de recursos humanos e direito civil.

A Fesp ficará também responsável pela veiculação e comercialização dos produtos e serviços mediante seu departamento comercial e empresa júnior, além de canais próprios de distribuição e mídia, assim como a capacitação de profissionais para atuar como facilitadores das ações previstas. Por sua vez, durante a vigência do contrato, a ACP deverá desenvolver ações de marketing e divulgação dos cursos e programas já existentes ou que venham a ser criados conforme a demanda.