ACP | Associação Comercial do Paraná

Carta da presidência da ACP ao presidente da Câmara Municipal de Curitiba

 

 

 

Curitiba, 06 de janeiro de 2020.

Gabinete da presidência

 

 

Ao Senhor

Vereador Sabino Picollo

Presidente da Câmara Municipal de Curitiba

 

 

Senhor Vereador

 

 

A Associação Comercial do Paraná, entidade que congrega em seu sistema setores do comércio, serviços e indústria de todo o Estado, dirige-se, respeitosamente, a Vossa Excelência, no sentido de manifestar-se favoravelmente a iniciativas voltadas a um novo ordenamento do funcionamento do horário de comércio e serviços em Curitiba.

 

Estabelecidas em 1971, as regras vigentes que disciplinam o horário de funcionamento do comércio das 9h às 19h horas já não se adequam mais ao perfil de uma cidade hoje com quase 2 milhões de habitantes (na época não chegava a 700 mil moradores), centro de uma região metropolitana de 3 milhões e 600 mil habitantes.

 

Somos favoráveis à flexibilização do horário do comércio de rua como medida essencial para o crescimento e desenvolvimento econômico da cidade. Observada, por óbvio, a legislação trabalhista, tal medida facilitaria a relação de emprego e as negociações do empregador com a força de trabalho, trazendo benefícios a todos, incluindo consumidores, destacando-se, ainda, benefícios à mobilidade urbana, com nova redistribuição do fluxo de trânsito.

 

Sendo assim, a ACP coloca-se à disposição para, em nome de seus milhares de associados, participar das discussões em torno deste tema relevante para a vida de nossa cidade.

 

 

Atenciosamente,

 

 

Camilo Turmina

Presidente