CME lança projeto “Live Shop ACP”

Em live aberta pelo presidente Camilo Turmina, o Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial do Paraná lançou nesta quarta-feira 22/07 o projeto Live Shop ACP. O objetivo, segundo Albanir Fracaro, coordenadora do CME, é abrir um novo espaço para que empreendedoras locais apresentem seus produtos e serviços e compartilhem suas experiências de negócios.
A primeira convidada do projeto foi a comerciante Elisa Ruppenthal, do ramo de calçados, que recentemente viralizou um vídeo em que denunciava ter sido impedida por fiscais da prefeitura, durante o fechamento do comércio, de trabalhar dentro de uma de suas lojas em vendas online.
Elisa, vinda do Rio Grande do Sul, que abriu sua primeira loja há 20 anos, relatou as dificuldades enfrentadas com a crise do novo coronavirus e as incertezas que viveu na primeira quarentena, ainda em março, quando chegou a temer pela sobrevivência do negócio. Passado o primeiro momento de medo e ansiedade, contou, a saída foi parar para refletir e encontrar saídas. Foi, segundo ela, um momento de recomeço, de busca de novas oportunidades e de uso das novas ferramentas de comércio online e, acima de tudo, de muito trabalho e criatividade.
“Começamos imediatamente a criar novos grupos de WhatsApp, intensificar a comunicação com antigos e novos clientes e expandir a visibilidade nas redes sociais”. Novos modelos de vendas foram criados. “Recebemos o pedido do cliente, colocamos numa mala o máximo de opções e levamos até sua casa, onde pode experimentar e escolher com tranquilidade e segurança”.
Com a pandemia, conta Elisa, o plano de negócios de 2020 foi por água abaixo. “Para sobreviver no negócio, tive que aprender a lidar com a ansiedade e a viver um dia de cada vez. É assim que estou enfrentando os desafios desse momento tão difícil”.