ACP | Associação Comercial do Paraná

Conselho de Jovens Empresários promove palestra sobre sucessão em empresa familiar na ACP

A Associação Comercial do Paraná (ACP), por meio do Conselho de Jovens Empresários (CJE), coordenado por Gustavo Tacla, promoveu nesta segunda-feira (14) a palestra “Empresa familiar problema anunciado, família empresária solução antecipada”, ministrada pelo advogado e professor universitário Manoel Knopfholz.

Gustavo Tacla abriu o evento fazendo considerações sobre o tema da palestra: “Eu que sou cria de empresa familiar, que em um futuro próximo passará por um processo de sucessão, considero de suma importância debater os erros e os acertos no que diz respeito a este assunto. Além do que, 40% do PIB brasileiro é gerado por empresas familiares”.

O palestrante iniciou dizendo que “é preciso separar os negócios de família dos negócios da família para obter sucesso” e que “não importa o tamanho da empresa, quem está na linha de sucessão sempre busca o poder, mas para funcionar é preciso entender o processo e se desprender, sabendo que o poder não é eterno”.

Knopholz falou que poucas famílias sobrevivem à 3ª geração dos negócios, e as principais causas do desaparecimento das empresas familiares no Brasil são: “Ciclo de vida de produtos e serviços que entram em declínio, falta de planejamento estratégico e sucessório, brigas na hora de passar a empresa para outra administração e a falta de governança”, afirmou. O professor considerou simples solucionar problemas como estes, lembrando que “a conversa é fundamental para alinhar os problemas que aparecem dentro da empresa, e que o custo da falência de uma empresa familiar é muito maior que enfrentar o diálogo com os seus familiares”, concluiu.