ACP | Associação Comercial do Paraná

Cônsul australiano mostra vantagens econômicas do país

O Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais (Concex-RI), da Associação Comercial do Paraná (ACP), recebeu para o café da manhã desta terça-feira (20) o diplomata Kym Fullgrabe, chefe do Consulado Geral da Austrália em São Paulo, que veio a Curitiba acompanhado por integrantes do Australia Trade Commission (Austrade).

Segundo o coordenador do Concex-RI, Carlos Eduardo Guimarães, a visita da comitiva australiana formada por membros do Austrade e funcionários do consulado, cumpria a finalidade de apresentar a empresários paranaenses uma série de dados econômicos sobre o referido país, bem como um balanço das parcerias já existentes entre Brasil e Austrália.

Fullgrabe explicou que o contato com empresários é parte do Programa Austrade para a Copa, que deverá também cumprir um roteiro de visitas às demais cidades que receberão jogos da seleção australiana. O diplomata acentuou que o objetivo principal da missão, “além de conhecer a economia local, é estimular a formação de novas parcerias econômicas”.

Carlos Eduardo Guimarães, também vice-presidente da ACP e diretor presidente da Fundação de Estudos Superiores do Paraná (Fesp), revelou o orgulho pessoal e familiar pela realização dos jogos marcados para Curitiba “na nova arena da Baixada, o estádio Joaquim Américo Guimarães, que foi meu bisavô”.

Guimarães informou ainda que durante o período da Copa, Argélia e Irã terão seus consulados provisórios funcionando na sede da ACP, ao passo que os representantes consulares australianos atenderão em espaço cedido pela Fesp.

Prestigiaram a reunião o secretário Horácio Montechio, da Indústria, Comércio e Relações com o Mercosul, os vice-presidentes Sinval Lobato Machado e Ludovico Szygalski Junior, os gerentes Esdras Leon (executivo) e Carlos Bertini (comercial), além de grande número de convidados.