Consumidor reduz em 48% gasto para o Dia dos Pais, revela pesquisa da Boa Vista SCPC
05 de ago de 2015 | Escrito por ACP
Pesquisa Hábitos de Consumo revela que endividamento e desemprego farão com que os filhos gastem menos nos presentes
05 de agosto de 2015 – O consumidor pretende gastar menos com o presente do Dia dos Pais neste ano: o gasto médio para a data deverá ser de R$ 112,40, valor 48% inferior ao do ano passado. Os dados são de pesquisa de âmbito nacional realizada com 1.018 consumidores, pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e divulgada pela Associação Comercial do Paraná (ACP). A sondagem também mostrou que 57% pretendem gastar a mesma quantia ou menos do que em 2014.
A preocupação com as dívidas levou a maioria dos consumidores (74%) a optar pelo pagamento à vista: desses, 48% com dinheiro, 28% via cartão de débito, 16% no cartão de crédito (parcela única) e 8% em boleto/carnê à vista. Dos 26% que pretendem parcelar o valor do presente, 82% utilizarão o cartão de crédito como forma de pagamento, um crescimento de 15 pontos percentuais em comparação ao ano passado, 17% boleto/carnê (parcelado) e 1% no cartão de débito programado.
Outra constatação é que 66% dos consumidores irão comprar itens de uso pessoal como roupas, calçados, acessórios, perfumes, joias e relógios, 16% optarão por almoço de família, viagem e outros itens de lazer, 12% presentearão com celulares, eletrônicos ou produtos de informática, e 6% com vinhos ou outras bebidas.
Para 35% dos consumidores, a decisão de escolha será baseada na utilidade que o presente poderá ter, seguida pelo desejo de quem receberá o presente (18%), preço (16%) e marca do produto/qualidade (11%), e promoções, descontos (11%) ou outros motivos (9%).
Na divisão por renda, a menor pretensão de comprar presentes para a data acontece nas classes A/B, em que apenas 52% planejam presentear os pais, em comparação a 79% na classe C e 75% nas D/E.
Quanto às regiões do país, a pesquisa da Boa Vista SCPC revelou que 61% dos consumidores do Sul e 59% dos que moram no Sudeste gastarão igual ou menos do que no ano passado. No Centro-Oeste a porcentagem dos que pretendem gastar menos na data foi de 52%, no Norte 54% e no Nordeste 45%.
Não só os pais serão presenteados na data, embora sejam os destinatários de 61% das intenções de compra. O levantamento mostrou que 15% pretendem dar presentes ao marido, 9% para o sogro, 4% ao irmão e 11% para tios, amigos ou outras pessoas.
Sobre a Boa Vista SCPC
A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) é uma empresa que oferece as melhores soluções para a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, a serviço de empresas e consumidores. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por dia.
A empresa coloca à disposição dos brasileiros serviços que os ajudam a cuidar bem do seu nome, a prevenir-se contra fraudes e usar o crédito de forma sustentável. É a única empresa que oferece ao consumidor a consulta gratuita pela Internet (site www.consumidorpositivo.com.br) de seus débitos registrados no banco de dados. Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital.
Está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais, distribuidores, representantes e parcerias com mais de 2,2 mil entidades de classe. Inovadora e controlada por brasileiros, a Boa Vista SCPC também opera o Cadastro Positivo no País e investe continuamente em tecnologia de ponta para atender à sua crescente carteira de clientes em todo o território nacional.
Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.