Cresce fatia dos que utilizarão o 13º salário para pagar contas de início de ano e poupar, aponta pesquisa da Boa Vista SCPC
06 de dez de 2017 | Escrito por ACP
Ainda de acordo com o levantamento, 34% dos consumidores tentaram reduzir os gastos com lazer. Um aumento de 9 pontos percentuais na comparação com 2016
Dos mais de mil entrevistados em todo o Brasil em pesquisa online sobre hábitos de consumo para o Natal e Fim de Ano, realizada pela Boa Vista SCPC, que no Paraná é representada com exclusividade pela Associação Comercial do Paraná, 75% dos respondentes afirmaram que receberão o 13º salário. Destes, 37% disseram que utilizarão a renda extra para quitar dívidas, o que representa uma queda de 19 pontos percentuais (p.p.) na comparação com 2016. Por outro lado, aumentou em 17p.p. o número de consumidores que utilizará o 13º salário para poupar e pagar as contas, na comparação com 2016, atingindo a proporção de 46% (cada um com iguais 23% de representatividade).
Entre os consumidores que pretendem gastar menos dinheiro este ano, 44% irão quitar dívidas com o 13º salário. Para aqueles que pretendem gastar mais dinheiro em relação ao ano passado, 21% utilizarão o 13º salário para quitar dívidas e outros 32% irão investir.
Ainda segundo a pesquisa, 21% dos consumidores que pretendem poupar o 13º salário irão guardar até 30% do valor recebido, enquanto 14% conseguirão guardar entre 30% a 50% do valor. Ademais, saltou de 9% para 32% aqueles que pretendem guardar mais de 50% da renda extra. Por outro lado, 33% não conseguirão poupar nada, contra 48% registrados em 2016 e 44% em 2015. Ou seja, o consumidor parece estar mais preocupado em guardar o dinheiro, seja para reorganizar a vida financeira, seja para pagar as contas do início do ano.
Cenário econômico
Quando questionados sobre a percepção do atual do cenário econômico, 81% dos consumidores disseram que a mesma está igual ou pior em comparação ao ano passado. Na época foram registradas 84% das menções. No que se refere a vida pessoal financeira, a percepção atual também não é das mais otimistas. 56% dos consumidores afirmaram que o poder de compra e de pagamento diminuíram na comparação com 2016.
Para 32% dos consumidores, foram os gastos com a alimentação (desde as compras de supermercado até as despesas fora de casa), que mais pesaram no bolso no atual cenário de inflação e reajustes de preços neste ano. Em segundo lugar apareceu o aumento no preço dos combustíveis, passando de 7% para 17% das menções, um crescimento de 10p.p. em comparação ao último ano.
Diante da atual situação econômica, 80% dos consumidores declararam ter adotado hábitos de compras diferentes do que estavam habituados, com intuito de economizar. Como resultado da mudança de atitude frente à crise econômica e financeira, 34% dos consumidores conseguiram reduzir os gastos com o lazer. Outros 26% reduziram os gastos com alimentação.
De modo geral, 88% dos consumidores esperam que a vida financeira esteja melhor no próximo ano, se comparada ao momento atual. Quando questionados no final de 2016, sobre o que esperavam da vida financeira para 2017, 90% na época estavam mais otimistas, e esperavam uma situação melhor.
Metodologia
Um total de 1.009 consumidores, de todo o Brasil, participou da pesquisa online realizada pela Boa Vista SCPC, entre os dias 5 a 30 de outubro, com o objetivo identificar a pretensão de compra para o Natal e Fim de Ano. A leitura dos resultados deve considerar 3% de margem de erro e grau de confiança de 95%.
SOBRE A BOA VISTA SCPC
A Boa Vista SCPC é a gigante do segmento de inteligência analítica sobre consumidores e empresas.
Com mais de 60 anos de atuação e reconhecimento nos serviços prestados, desde a origem do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), é referência em soluções de crédito, score, marketing, gestão de riscos e fraudes, certificação digital entre outros serviços que estimulam a rentabilidade das empresas.
Um dos grandes diferenciais da Boa Vista SCPC é a transformação de dados de pessoas físicas e jurídicas em informações inteligentes para o mercado. Para isso, combina tecnologia e inovação, criando soluções analíticas que dão segurança nas avaliações de crédito e decisões de negócios.
A Boa Vista é pioneira em iniciativas marcantes para o consumidor brasileiro. Entre elas se destacam as campanhas de renegociação de dívidas, a autoconsulta gratuita de CPF pela internet e o monitoramento para proteção a fraudes. Além disso, a Boa Vista também inovou ao informar o score, uma pontuação que permite avaliar se o consumidor é ou não um bom pagador, hoje, disponível gratuitamente pela internet em www.consumidorpositivo.com.br.
A Boa Vista SCPC é precursora do Cadastro Positivo, que apresenta às empresas credoras o histórico de pagamentos honrados pelos consumidores, aumentando suas chances de conseguirem crédito no mercado.
Todas essas inovações reforçam a liderança da Boa Vista em serviços ao consumidor e em ser a parceira ideal nas decisões de negócios e em todo o ciclo de crédito.
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