Criadores da startup James Delivery falam sobre o sucesso do empreendimento
22 de set de 2017 | Escrito por ACP
O Conselho de Jovens Empresários (CJE) da Associação Comercial do Paraná (ACP), segundo o vice-presidente e coordenador Gustavo Tacla, tem a finalidade de integrar o jovem no mundo empresarial por meio da promoção de atividades de capacitação e networking.
Uma das ações específicas é o concurso “Minha startup muda o mundo”, cuja quinta edição foi lançada recentemente para estimular a participação de empreendedores, pessoas físicas capazes ou jurídicas que possuam uma startup destinada à exploração comercial ou de varejo.
Seguindo essa orientação, o CJE promoveu nessa quinta-feira (21) o evento “Startup em foco James Delivery”, com minipalestras dos quatro titulares do empreendimento, Eduardo Petrelli, Juliano Hauer, Ivo Roveda Neto e Lucas Cesquin.
O ponto comum entre os empreendedores de sucesso foi terem feito cursos de pós-graduação na Universidade de Berkeley (Califórnia), onde começaram a pensar na ideia de iniciar um delivery de comida, o James, para atender particularmente a demanda do Vale do Cilício, o famoso centro tecnológico localizado na parte norte do referido estado norte-americano.
A uma distância média entre San Francisco e San José, a região concentra as maiores empresas de tecnologia do planeta, com milhares de empregados, além de abrigar duas das mais renomadas universidades do país, Berkeley e Stanford.
Segundo Petrelli, o quarteto de jovens empreendedores logo começou a pensar em trazer a ideia para Curitiba, o que se tornou realidade. Hoje, a empresa atua não apenas na capital do Paraná, mas estendeu sua operação para Balneário Camboriú (SC) e há trinta dias para a maior cidade da América Latina, que é São Paulo.
Usando o aplicativo do James Delivery, definida pelos criadores como “a marca mais amada do Brasil”, os clientes podem pedir ao restaurante preferido a comida que desejam degustar, e o James fará a entrega no menor tempo possível. Um dos segredos do sucesso, segundo um dos sócios, “é que 75% dos entregadores são altamente responsáveis pelo serviço que executam, usando bikes para cumprir o trajeto. A maioria dos entregadores está fazendo algum curso universitário e muitos deles já são graduados”.
Como o tempo, o James passou também a entregar qualquer tipo de encomenda rápida, sempre colocando a urgência em primeiro lugar. Para demonstrar na prática essa qualidade do serviço, uma das participantes do evento solicitou a compra de um martelo e rapidamente o James Delivery localizou a loja fornecedora num dos shoppings da cidade, sendo a entrega do produto cumprida em 23 minutos.
No plano geral das entregas, tendo em vista que o fator tempo é uns dos itens mais importantes para a viabilidade do próprio negócio, Juliano Hauer revelou que o tempo médio gasto é de 38 minutos e 20 segundos. O movimento do James Delivery tem crescido 20% ao mês e “só em setembro teve um resultado superior a todo o ano de 2016”, festejou.
O concurso “Minha startup muda o mundo”, do Conselho de Jovens Empresários da ACP está em fase de inscrição de projetos, devendo classificar três vencedores que receberão os prêmios de R$ 7.500; R$ 3.500 e R$ 1.625, respectivamente, além de cursos a escolha do ganhador na escola de negócios ISAE e mentoria jurídica, além de diagnósticos para ajudar a implantação dos projetos.
A realização conta com o patrocínio da ACP/CJE, Fomento Paraná, Copel, World Trade Center, Snow Man Labs e Instituto Renault, e apoio da ISAE, ECeticca, Jupter, Endeavor, Instituto ACP para Inovação, Andersen Ballão Advocacia e CuritibaAngels, sendo que o evento contou com a presença do presidente Gláucio Geara, dos vices Camilo Turmina e Odone Fortes Martins e do integrante do Conselho Superior Félix Bordin.
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