ACP | Associação Comercial do Paraná

Personalidades recebem o troféu “Mulher Simplesmente Mulher” 2016

Homenagem anual é oferecida pelo Conselho da Mulher Empresária da ACP

A Associação Comercial do Paraná (ACP), que na sua estrutura abriga o Conselho da Mulher Empresária (CME), promoveu na última sexta (11), no restaurante Madalosso, a 21ª edição do troféu “Mulher Simplesmente Mulher”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Coordenado pela empresária Maria Cristina Coutinho, o conselho homenageou três mulheres de destaque profissional em Curitiba: a deputada federal Christiane Yared e as empresárias Vera Van Der Sand e Sheila Riegler.

A data comemorada internacionalmente desde 1910, tem espaço na agenda comemorativa da ACP desde 1995 com o objetivo de saudar a capacidade de liderança da mulher empresária, reconhecendo assim personalidades emblemáticas do universo feminino paranaense.

“Seria desnecessário acrescentar novos dados para descrever a personalidade, o caráter, a formação humana e profissional dessas legítimas construtoras da nossa sociedade. Basta a todos nós avaliar, mesmo que em rápidas pinceladas, a enormidade da contribuição que elas – cada uma na sua opção de vida, atuação profissional e política – aportam ao desenvolvimento humano e social de Curitiba e do Paraná”, destacou o presidente da ACP, Antonio Miguel Espolador Neto, em seu discurso.

Para a coordenadora Maria Cristina Coutinho, “falar sobre a mulher é falar sobre a luta pelos direitos de igualdade que começou em 1957 e jamais acabará. Afinal, ela não compete, mas sim busca a parceria do homem para construir um mundo mais justo”. Ao assumir o conselho há um ano, Maria Cristina destacou o fascínio que move suas decisões à frente do CME até hoje. “A cada reunião em que eu conheço mulheres, saio fascinada pelo seu rico valor, pelas suas experiências como mães e empresárias – são iniciantes e veteranas compartilhando conhecimentos mútuos.

Homenageadas

“Em tudo o que eu faço, coloco um pouco de cada mulher deste Estado”, disse agradecida pelo reconhecimento a deputada federal Christiane Yared, a parlamentar mais votada no Estado e, proporcionalmente, do país, com mais de 200 mil votos nas eleições de 2014. A empresária do ramo alimentício ficou conhecida ao lutar por justiça pela morte de seu filho em violento acidente de automóvel, época em que se engajou em ações pró paz no trânsito, criando a campanha “140 km/h é crime” e fundando o Instituto Paz no Trânsito. “As mulheres têm um valor inestimável para a nação, mas antes de ser mãe e empresária ela deve ser cidadã. Nossa luta será contínua, porque todo soldado é forjado na batalha e nós somos forjadas todos os dias”. A deputada agradeceu o gesto de que mulheres sejam recebidas com flores, “mas também devem ser, acima de tudo, tratadas com muito respeito”, sublinhou.

Destacando a importância do trabalho em equipe para atingir excelência como empreendedora, a empresária Vera Regina Van der Sand, fundadora da Maison Valentina, recebeu o troféu pelos 18 anos de atividades comerciais desenvolvidas em Curitiba, no ramo da alta costura. “Nosso slogan sempre foi: você sonha, nós realizamos”, disse Vera, citando a frase que elucida sua própria história de sonhos, galgados aos poucos desde que saiu de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, para se instalar em Curitiba e torná-los realidade. A gaúcha é formada em administração de empresas e especialista em administração de eventos e assessoria em moda.

A tarefa de unir casais é a ocupação de Sheila Riegler, empresária que há 21 anos fundou a empresa “Par Ideal”, agência matrimonial e de assessoria em relações humanas. Na época, Sheila relatou ter desafiado o cenário estabelecido, já que foi desestimulada a investir no negócio, pois acreditava-se que Curitiba fosse uma cidade conservadora. “Hoje nós já unimos mais de quatro mil casais e milhares deles estão namorando”, comprovou a coach ao analisar os números. “Poder realizar a felicidade das pessoas é algo extremamente gratificante. Como eu, as mulheres empreendedoras não devem desistir dos sonhos mesmo diante do desestímulo. Se você acredita e gosta do que faz, vai dar certo!”, incentivou. Scheila é treinadora de relacionamentos pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), formada em pedagogia e especialista em psicologia da educação. A Par Ideal foi colocada entre as 100 melhores empresas do Paraná pelo Sebrae e Fundação Nacional de Qualidade.

Ao encerrar a cerimônia, o presidente Antonio Miguel Espolador Neto aproveitou para homenagear as mulheres de seu círculo familiar: esposa, mãe, filha e duas netas. Com especial mensagem à esposa Sueli Pedroso, entregou um buquê de flores lembrando que “o dia da mulher é todo dia”.