Entidades empresariais se unem na campanha pela redução do lixo

A Prefeitura de Curitiba assinou nesta segunda-feira (02) um protocolo de intenções com diversas entidades representativas da sociedade para cooperação técnica na intenção de encontrar alternativas e ações conjuntas para a redução de resíduos sólidos. A ação integra a campanha de meio ambiente da Prefeitura, que tem como slogam “Reduza, reutilize, recicle, faça a sua parte”.

Assinaram o protocolo de intenções a Associação Comercial do Paraná (ACP), a Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), a Associação Brasileira de Bares e Resturantes (Abrasel), o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar), o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR), Associação das Empresas Paranaenses de Reciclagem dos Resíduos Sólidos da Constução Civil.
São entidades que reúnem grande número de associados, inclusive empresas, e que têm capacidade de replicar ações que podem gerar mudanças e diminuição do lixo gerado.
A assinatura faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente em Curitiba e possui cinco premissas: 1) elaboração de estratégias conjuntas para a redução; 2) realização de treinamento, oficinas e seminários; 3) criação de mecanismos de estímulos para a redução; 4) criação de mecanismos para reaproveitamento de embalagens; 5) apoio mútuo em ações de comunicação e divulgação.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Lima, ressaltou o número de entidades reunidas para uma ação de redução de resíduos e convocou a todos os presentes a transformar a cidade em um exemplo mundial. ”Há 25 anos Curitiba foi pioneira ao introduzir a reciclagem no dia a dia da população. Agora é a hora do passo seguinte que é o desafio de reduzir, trabalhar o consumo consciente e a logística reversa. Temos que ter consciência que a mudança começa na nossa casa na hora de escolher o que vamos comprar”.
O vice-presidente da Fecomércio, Paulo Cesar Nauiack, afirma que a entidade tem a missão de repercutir em outras cidades do estado a ações que estão sendo implementadas na capital. “Vamos deixar de ser coadjuvantes. Somos protagonistas e depende de nós a realização de mudanças e a Fecomércio quer somar neste processo”.
“Temos que iniciar pelo nosso jardim. São mudanças de hábitos e temos que iniciá-las. A natureza está recebendo o máximo de pressão e o lixo é um dos grandes desafios da atualidade. Curitiba pode contar com a ACP nesta empreitada” afirmou o Edson José Ramon, presidente da ACP.

Durante o evento foi lançado, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon), um Manual de Orientação sobre Resíduos provenientes da Constução Civil que será distribuído às construtoras e o Guia do Educador do Projeto Bosque Escola. O guia estará disponível para downloads no site da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Em comemoração ao Meio ambiente, várias atividades serão realizadas treinamentos, seminários, reuniões temáticas, Maratona Infantil e Juvenil da Sustentabilidade, lançamento do programa Veterinário-Mirim, visitas guiadas ao cemitério municipal São Francisco de Paula, Noite da Biodiversidade, entre outras.
Participaram do evento o secretário municipal de Assuntos Metropolitanos, Valfrido Eduardo Prado, o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (COHAB), Ubiraci Rodrigues, chefes regionais e técnicos da área ambiental.

Nesta terça- feira (03), as 9 horas, no salão de Atos do Parque Barigüi, acontecerá o 1º Ciclo de Atualização na área de Fiscalização e Monitoramento de Emergenciais Ambientais para Combustíveis. O evento é uma parceria entre com Agencia Nacional do Petróleo (ANP) e Sindicombustíveis voltado para técnicos e profissionais da área.

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba