Feirão do Imposto será realizado no dia 21

Desembargador Octávio Campos Fisher, do TJ-PR, falou a jovens empreendedores sobre reforma tributária

O coordenador do Conselho de Jovens Empresários (CJE), Henrique Domakoski, anunciou nessa quarta-feira (4) que a próxima edição do projeto Feirão do Imposto será realizada no próximo dia 21, em Curitiba. Na mesma oportunidade os integrantes do conselho da ACP ouviram a palestra do desembargador Octávio Campos Fisher, do Tribunal de Justiça do Paraná, sobre simplificação e reforma tributária.

Na ocasião, o desembargador asseverou que “o sistema tributário brasileiro é deficitário e ultrapassado”, enfatizando a necessidade de mudança cultural coletiva “já que a distribuição de renda deveria ser igualitária, tornando o País mais justo e com menos pobreza, violência e desigualdade social”.

A população, prosseguiu Octávio, arrecada cada vez mais impostos, que por sua vez não são convertidos de maneira adequada. “A marca recente de R$ 1 trilhão mostrada pelo Impostômetro é a prova viva dessa realidade”. O dever da sociedade é fiscalizar o destino da arrecadação e, principalmente, “cobrar dos governantes o retorno desse valor em serviços de qualidade”.

Conscientização popular

Mobilizações como o Feirão do Imposto são importantes para a conscientização popular, pois infelizmente poucos sabem que cinco meses de trabalho por ano se destinam ao pagamento de impostos e tributos. “Movimentos como esse e outros que o Brasil presenciou nos últimos tempos, são o ponto de partida para as mudanças necessárias”, frisou.

O coordenador Henrique Domakoski fez uma convocação aos integrantes do CJE, solicitando que todos participem do Feirão do Imposto desse ano, cujas manifestações serão realizadas a partir das 10 h em vários pontos da cidade. O evento contará também  com o apoio de vários parceiros, entre eles a OAB, Fecomércio, Fiep e Sebrae.

Participaram do evento João Guilherme Duda e Eduardo Vieira de Souza, respectivamente, diretor empresarial e diretor jurídico do CJE, Antonio Romão Montes, presidente em exercício da Jucepar, além do vice-presidente Monroe Olsen e do consultor jurídico da entidade, Cleverson Marinho Teixeira.

Evento nacional

O Feirão do Imposto é um projeto legitimado pela ação de jovens empreendedores e empresários brasileiros, liderados pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje). O evento cumpre a finalidade de informar, de forma transparente, a elevada carga de impostos paga pelos consumidores sobre bens de consumo e serviços.

Criado em 2003 pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), o projeto foi estimulado pelo fato de que a maioria da população não tem consciência do valor dos impostos incidentes do consumo diário. Por iniciativa do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc), o Feirão do Imposto se tornou nacional, realizado todos os anos sob a supervisão da Conaje. Em todo o País o evento é feito em praças, parques e praças e tem a entrada livre.