Festival de Inverno da UFPR

A trigésima edição do Festival de Inverno da UFPR teve sua etapa virtual realizada desde o dia 13/10 terça-feira até este sábado 17/10, com as últimos ações da programação por meio de lives, vídeo-depoimentos, atividades paralelas e minicursos. Diante das restrições impostas pela pandemia do novo coronavirus, a realização de uma edição virtual do evento surgiu como alternativa e “reafirmou o compromisso da UFPR com a arte e cultura, com a democratização do acesso, com a diversidade cultural, com o multiculturalismo e com a difusão desses bens que o evento sempre proporcionou ininterruptamente desde 1991”. A edição presencial que acontecerá em julho de 2021 na cidade de Antonina.
Há 30 anos o Festival de Inverno da UFPR propicia um espaço alternativo de aprendizagem, práticas, reflexões e produção artístico-cultural numa efetiva articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Tradicionalmente realizado no mês de julho, durante as férias acadêmicas, o Festival de Inverno da UFPR em Antonina constitui-se como um evento que reúne atividades formativas, apresentações artístico-culturais e atividades paralelas voltadas ao público local, aos turistas e à comunidade acadêmica da UFPR.
Segundo o Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFPR Leandro Franklin Gorsdorf, “em tempos de esquecimento de nossa história, lembrar-se, realizando este Festival, reforça a importância deste processo na memória individual e coletiva, no sentido de fortalecer uma identidade cultural local e para a UFPR. Imagens, informações e vestígios compõem este ato de memória, de experienciar uma (re)significação da cultura, das artes e do Festival em si mesmo”.