ACP | Associação Comercial do Paraná

Lactec, modelo de soluções tecnológicas

Oferecer soluções inovadoras a partir da tecnologia é o mote que aproxima objetivos comuns da Associação Comercial do Paraná (ACP) e os Institutos Lactec, entidade que recebeu membros da diretoria da entidade do setor produtivo paranaense nesta quarta (15).

Como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), cuja finalidade é facilitar o fortalecimento de parcerias e convênios com todos os níveis de governo e órgãos públicos, os Institutos Lactec firmaram contratos de cooperação com a ACP, Companhia Paranaense de Energia (Copel), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Instituto de Engenharia (IEP) e Universidade Federal do Paraná (UFPR), para o desenvolvimento de pesquisas e soluções inovadoras de interesse da sociedade e do mercado, a partir de corpo técnico multidisciplinar qualificado que atua em laboratórios próprios.

De acordo com o presidente da ACP, Antônio Miguel Espolador Neto, a parceria estabelecida representa importante oportunidade para o Conselho de Jovens Empresários junto ao setor de Novos Negócios da ACP desenvolverem projetos em conjunto. “Com isso nossos associados, principal foco de atuação da ACP, serão beneficiados permanentemente”, destacou.

O presidente do Lactec, Luiz Fernando Viana, destacou o incentivo à pesquisa desenvolvida pelo instituto e, principalmente, o incentivo à atração de jovens estagiários que, como ele, podem um dia chegar à presidência da instituição. “Contamos com 572 colaboradores entre doutores, mestres, especialistas, graduados e bolsistas, além de funcionários de cargos administrativos que podem desenvolver um bom plano de carreira conosco”, disse.

Os Institutos Lactec são um dos principais produtores e executores de projetos no Brasil, sendo que seus recursos são provenientes na mesma proporção da execução de projetos de pesquisa e prestação de serviços tecnológicos. Os departamentos operados pela instituição são os de mecânica, eletricidade e materiais, recursos ambientais, estruturas civis, eletrônica e tecnologia da informação (TI), distribuídos entre cinco unidades estruturadas: Lactec – Cehpar, LAC, Leme e sede. Localizadas em Curitiba, no bairro Jardim Botânico, as unidades estão edificadas numa área total de 34,5 mil metros quadrados.