Governança corporativa em pauta

A ACP hospedou nesta terça (18) evento sobre governança corporativa, também conhecido como “compliance”, organizado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) com apoio do Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais (Concex-RI). O tema abrange o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada.

Compliance é muito presente em instituições e empresas. Originada no mercado financeiro, tem se estendido para as mais diversas organizações privadas e governamentais, especialmente aquelas que estão sujeitas a forte regulamentação e controle.

Para o coordenador-geral do Capítulo Paraná do IBGC, Marcelo Bertoldi, que esteve à frente da organização do evento, com a Lei Anticorrupção que está em vigor desde o ano passado,  segundo a qual as pessoas jurídicas passam a ter responsabilidade civil e administrativa pela prática de ilícitos contra a administração pública, nacional ou estrangeira, “chegou ao Brasil a tendência mundial de combate à corrupção, gerando a necessidade de ampliar a discussão do assunto”, disse.

Para apresentar casos práticos sobre o tema, participaram como relatores os chefes dos setores de compliance da empresa Neodent, o advogado Jeferson Carneiro Fagundes da Silva, e Selma Cristina Saito Azevedo, do Grupo Positivo.

A realização de eventos como este faz parte das ações da ACP para facilitar a disseminação de conhecimentos inerentes ao ramo empresarial, com foco na constante capacitação de seus associados no aprimoramento dos seus negócios.