Greca faz palestra sobre José Ribeiro Macedo, seu bisavô

O prefeito Rafael Greca de Macedo estará nessa quinta-feira (27), às 19h, na sede da Associação Comercial do Paraná (ACP), a convite do Conselho de Cultura da entidade, onde fará conferência sobre a vida e obra de seu bisavô José Ribeiro de Macedo, cujo centenário de falecimento ocorre nessa data.

O comendador Macedo, que dá nome a uma das ruas centrais da capital, presidiu a ACP em duas oportunidades, a primeira entre 1893 e 1895, substituindo o fundador e primeiro presidente Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, e a segunda entre 1913 e 1917, quando faleceu no dia 27 de julho.

Nascido em Porto de Cima em 12 de agosto de 1840, filho de Manoel Ribeiro de Macedo e Francisca de Paula Pereira de Macedo, José morreu em Curitiba aos 77 anos de idade, depois de uma vida dedicada ao trabalho em prol do desenvolvimento do Paraná nos primeiros tempos do século passado.

Grande líder da produção de erva-mate, à época o principal produto de exportação do Paraná, Macedo foi proprietário de vários engenhos e incentivador da respectiva cultura.

Por ocasião de sua morte o boletim da ACP publicou nota afirmando que o Paraná perdia “um defensor dos interesses da comunidade”, exaltando seu “esforço inquebrantável de honestidade, honradez e patriotismo”.

Um ano antes da assinatura da Lei Áurea, Macedo liderou campanha abolicionista em Porto de Cima, culminando com a libertação de todos os escravos da localidade.