ACP | Associação Comercial do Paraná

Hauly recebe título de Cidadania ACP

Homenagem é reconhecimento do profícuo trabalho realizado na Secretaria da Fazenda

“O Congresso Nacional terá de volta uma de suas melhores figuras”, disse nessa segunda-feira (14), o empresário Edson José Ramon, presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), no evento de concessão do título de Cidadania ACP ao deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB), secretário estadual da Fazenda desde o início do governo Beto Richa, que deixou o cargo para retornar à Câmara.
A homenagem prestada pelos Conselhos Político e de Tributação e Finanças, coordenados pelos vices-presidentes Gláucio Geara e Airton Hack, com a unanimidade dos componentes da diretoria executiva, representa o reconhecimento dos excelentes serviços desenvolvidos pelo então secretário à frente da pasta responsável pela arrecadação, transferência de recursos e pagamentos do Estado.

Saudado pelo presidente Edson José Ramon e o coordenador do Conselho Político, Gláucio Geara, que salientaram aspectos de sua carreira na vida pública iniciada há 41 anos como vereador do município de Cambé, do qual também foi prefeito, Hauly foi secretário da Fazenda no governo Alvaro Dias (1987-1990), elegendo-se então para a Câmara dos Deputados onde permanece por seis mandatos consecutivos.
Ramon lembrou a excelente atuação do governo estadual e, em particular, do secretário da Fazenda, salientando o esforço que resultou na atração de R$ 26 bilhões em investimentos para estimular o crescimento da economia local. Citou também as inúmeras ocasiões em que a entidade buscou a parceria de Hauly, “sempre disponível no atendimento das causas legítimas defendidas pela ACP”.
Balanço

O ex-secretário fez um balanço de sua gestão na Fazenda, lembrando que em 33 meses de governo “o Paraná teve crescimento econômico da ordem de 4%, ao passo que o crescimento nacional ficou em 2,6%, de acordo com os números de julho último”. Nesse período o Estado recebeu a classificação do Sebrae Brasil, IOB e CNI, “três instituições de alto nível”, como “detentor do melhor ambiente de negócios do País”.
A atração de R$ 26 bilhões de investimentos no atual período de governo, segundo Hauly, é o resultado concreto da consolidação do projeto Paraná Competitivo, “uma ideia que nasceu há 50 anos e que agora está trazendo benefícios para a maioria absoluta das 36 cadeias produtivas estaduais”.

A presença do governo estadual no desenvolvimento econômico se fortaleceu com a atuação do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU) que repassa recursos às administrações municipais e da Fomento Paraná, na concessão de empréstimos e financiamentos para micro, pequenas e médias empresas.
Retornando agora à Câmara dos Deputados, Hauly se compromete a prosseguir na luta pela aprovação das reformas essenciais, entre elas a reforma tributária, na sua avaliação, “um dos equívocos cometidos pela Assembleia Nacional Constituinte de 1988 que não a aprovou”.

A entrega do título Cidadania ACP ao deputado Luiz Carlos Hauly foi prestigiada pela advogada Kelly Reis, assessora jurídica e representante da nova secretária da Fazenda, Jozélia Nogueira, ex-presidentes da ACP, Jonel Chede e Ardisson Ackel, vices-presidentes José Eduardo Sarmento, Antonio Espolador Neto, Odone Fortes Martins, Camilo Turmina e Jandira Scussel, autoridades, conselheiros e empresários.