Inadimplência do consumidor em Curitiba acumula alta de 2,1% em 2014

Dados são divulgados pela Associação Comercial do Paraná

A inadimplência do consumidor em Curitiba apontou alta de 2,1% em 2014, na comparação com 2013, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), divulgados pela Associação Comercial do Paraná (ACP). Na análise interanual (dez/14 contra dez/13) o indicador subiu 9,6%. Já na variação mensal (dez/14 contra nov/14) o número de registros de inadimplência cresceu 1,3%, descontados os efeitos sazonais.

Pagamento de dívidas

O indicador de recuperação de crédito do consumidor em Curitiba – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplência – registrou queda de 4,8% em 2014, em comparação com 2013. Na análise interanual (dez/14 contra dez13) houve queda de 12,3%. Por fim, a recuperação de crédito caiu 15,6% na comparação mensal (dez/14 contra nov/14) na série dos dados ajustados pelo fator sazonal.

Metodologia

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas e o indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

Sobre a Boa Vista SCPC

A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) é uma empresa que oferece as melhores soluções para a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, a serviço de empresas e consumidores. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por dia.