ACP | Associação Comercial do Paraná

Inadimplência do consumidor em Curitiba aumentou 0,2% em maio, diz Boa Vista SCPC

Em Curitiba, a inadimplência do consumidor aumentou 0,2% na comparação mensal de maio contra o mês anterior, de acordo com os dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) divulgados pela Associação Comercial do Paraná (ACP). Já no valor acumulado, a inadimplência obteve queda de 3,3%, enquanto na variação interanual (mesmo mês do ano anterior) o indicador cedeu 7,1%.

Recuperação de crédito

O indicador de recuperação de crédito, por sua vez, se manteve estável (0,0%) na comparação mensal de maio contra o mês anterior. Já no valor acumulado, a recuperação obteve queda de 2,9% enquanto na variação interanual (mesmo mês do ano anterior) o indicador cedeu 4,8%.

Metodologia

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas e o indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. O índice calculado pela média móvel dos últimos 12 meses do mês de referência, tendo como ano base a média desses valores em 2011 (base = 100). A partir de março de 2016, as séries dessazonalizadas (as quais utilizavam o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau) foram descontinuadas.

Sobre a Boa Vista SCPC

Oferece ao consumidor a consulta gratuita de seus débitos pela internet (www.consumidorpositivo.com.br), registrados em seu banco de dados. Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital.
Está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais e distribuidores, além da parceria com mais de 2 mil entidades representativas do comércio, da indústria e do setor de serviços. Inovadora e controlada por brasileiros, a Boa Vista SCPC opera também o Cadastro Positivo no País e investe continuamente em tecnologia de ponta para atender à sua crescente carteira de clientes em todo o território nacional.