ACP | Associação Comercial do Paraná

Instrutora do Sebrae-PR diz que comércio deve inovar no Natal

 
A comemoração dos dois anos de atividades do Espaço do Empresário da Associação Comercial do Paraná (ACP) foi encerrada nessa quarta-feira (8) com a palestra da instrutora do Sebrae-PR, Patrícia Dorfman, jornalista com especialização em marketing, que falou sobre a expectativa de incremento das vendas estimuladas pelo final do ano e Natal.

Patrícia reforçou a ideia de que a inovação sempre faz a diferença, inclusive no comércio, especialmente na fase difícil que o mercado atravessa nesse período. Ela sugeriu também que para enfrentar os desafios, o setor deve procurar novos processos e produtos, além de aprimorar a prestação de serviços.

Para a instrutora do Sebrae-PR, a própria linguagem do vendedor deve ser adequada a esse período especial, lembrando a necessidade “do cliente entender claramente o que está sendo apresentado”. Patrícia sublinhou a importância da boa conexão entre vendedor e comprador, afirmando ainda que “a boa negociação é aquela que traz benefícios para as duas partes”.

“O Natal sempre é o momento mais importante para o varejo”, assinalou ao comentar que os comerciantes devem aproveitar a data para “fortalecer a marca, fidelizar e conquistar novos clientes, já que vender é a palavra de ordem”.

Ela recomendou também aos empresários do comércio que invistam em motivação, reflexão e mudança de postura a fim de conquistar uma perspectiva positiva.