Lançada a terceira edição do concurso Minha Idéia Muda o Mundo

Inspirados na trajetória de sucesso empresarial, pessoal e experiências como investidor em novos negócios do ex-presidente da ACP, Virgílio Moreira, centenas de convidados prestigiaram o lançamento da terceira edição do concurso “Minha Ideia Muda o Mundo”, na noite desta quarta-feira (19), na sede da ACP. Idealizado pelo Conselho de Jovens Empresários (CJE), com o apoio do Instituto ACP para Inovação e do Conselho para Sustentabilidade Empresarial (Casem), premiará em 2015 projetos inovadores em três categorias.

– Minha Idéia muda a minha vida: ideias de negócios inovadores – categoria ampla. Qualquer idéia de negócio pode se inscrever. O critério de avaliação será a idéia melhor estruturada para se tornar um negócio lucrativo e em escala.
– Minha Idéia muda o mundo: ideia de negócio com alto impacto social. O negócio deve se provar duplamente viável economicamente e com alto impacto social. O critério de escolha do vencedor é a capacidade da idéia de negócio ganhar escala e atingir o maior impacto social possível.
– Minha Ideia muda a ACP: novos produtos e serviços que possam ser distribuídos aos associados (empresas e empresários de todos os portes) Business to Business (B2B) dos setores de serviços e varejo. O critério de seleção será a aderência da idéia, produto ou serviço no universo de associados da ACP e a capacidade de gerar receitas para todos os interessados (empresa, associados e associação).
De acordo com o presidente da ACP, Antonio Miguel Espolador Neto, “hoje a inovação é a palavra de ordem para todos os setores da economia, porém há que se fazer, sobretudo, que as idéias funcionem. Fazer com que um projeto torne-se real é o que diferencia os verdadeiros empreendedores”, declarou. Espolador destacou ainda que, em especial, a idéia eleita como vencedora da terceira categoria do concurso trará novos horizontes para a entidade, que sempre busca desenvolver novos produtos para alavancar os negócios de seus filiados.
Em 2013, o Minha Ideia Muda o Mundo teve 120 mil inscritos de todo o Brasil e mais de 100 mil votos na fase da votação popular. O vencedor foi o mineiro André Medina da Fonseca, criador do site “Clube da Pelada”, cujo objetivo é facilitar a organização de partidas de futebol de modo rápido, prático e fácil.

Para o coordenador do CJE, João Guilherme Duda, “o sucesso do concurso deve-se à união de pessoas e instituições capacitadas e engajadas no objetivo de implementar projetos de incentivo aos novos empreendedores”. Neste particular Duda agradeceu especialmente ao consultor de investimentos, Bruno Ceschin, que “teve papel indispensável no delineamento desta edição do concurso, inclusive angariando patrocinadores”, revelou.

O ganhador da primeira edição, realizada em 2012, foi o empresário Rodrigo Lacerda André, com o site “vendesequadros.com.br”. “Ser vencedor do Minha Ideia Muda o Mundo proporcionou o incremento do meu networking e posterior atração de novos investidores para o negócio. Além disso, sem dúvida, o aporte financeiro de R$ 10 mil também foi de fundamental importância para que o site engrenasse”, lembrou ele.

Confira o cronograma do concurso e as premiações oferecidas aos ganhadores

– 20/11 a 09/01 – Inscrições
– 12/01 a 24/02 – Votação Pública
– 28/02 a 06/03 – Votação Interna
– 04/03 – Divulgação dos finalistas e convocação para a banca final
– 17/03 – Banca: categoria Minha Ideia muda MINHA VIDA
– 18/03 – Banca: categoria Minha Ideia muda O MUNDO
– 19/03 – Banca: categoria Minha Ideia muda A ACP

– Prêmio em Dinheiro para o vencedor de cada categoria
– Programa de pré-incubação na FAE para os vencedores categoria “Minha Idéia Muda a Minha Vida”
– Programa de pré-aceleração no Parque Tecnológico da PUC para os vencedores da categoria “Minha idéia muda a ACP”
– Apresentação no Innovation Day da ACP em abril/2015 para os dois primeiros colocados de cada categoria
– Categoria “Minha Idéia Muda a ACP”: pelo menos dois dos inscritos serão chamados pelo Conselho de Novos Negócios para apresentar sua idéia. O negócio será analisado pela equipe dedicada e pode receber uma proposta de distribuição do produto/serviço aos associados da ACP. São 24 mil os potenciais interessados na compra do novo produto.
– Participação para os quatro finalistas de cada categoria no Workshop “Transformando idéias em empresas vencedoras” realizado por investidores (Grow Ventures/HAG Consulting/Escala Capital de Risco)*datas e detalhes a definir
– Prêmio LACTEC de Excelência Tecnológica. Os Institutos LACTEC irão selecionar uma idéia que conte com alguma inovação de engenharia, oferecendo também orientação de um dia no LACTEC.