ACP | Associação Comercial do Paraná

Leia a íntegra do discurso do ex-presidente Edson José Ramon

 

Sensibilizado, mas acima de tudo gratificado pela conclusão de uma das missões mais relevantes que desempenhei ao longo da vida, como presidente da Associação Comercial do Paraná, compareço à presença das senhoras e senhores para registrar minha mensagem de agradecimento pelo apoio recebido, pelas inúmeras manifestações de apreço e de solidariedade e, nos momentos de preocupação mais intensa, o gesto de confiança e lealdade dos que comigo estiveram ao longo dessa jornada.

É de inteira justiça, não apenas reconhecer, mas proclamar em alto e bom som, que toda a diretoria da Casa atuou condignamente, galvanizada na efetiva construção de uma ACP cada vez mais forte perante a sociedade. Nosso esforço e trabalho sempre estiveram sob a égide do bem servir.

Estou certo de que esta determinação fortalece a crença de que estes homens e mulheres abnegados fizeram jus ao legado ético e moral de Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, nosso fundador e proativo exemplo de descortino empresarial, coragem e ousadia.

 Sem falsa modéstia devo repartir com os companheiros da diretoria executiva a realização de uma gestão caracterizada por avanços, cujos resultados expressivos estão patenteados em todas as áreas da administração.

Graças ao trabalho diligente e operoso de nossa equipe de gerentes, gestores, supervisores e colaboradores, conseguimos resultados expressivos, em que mesmo considerando crises e circunstâncias adversas, a ACP bateu recordes históricos de faturamento e no número de associados.

Destaque-se ainda, a bem-sucedida e acertada operação que ratificou a parceria entre a ACP e a Boa Vista Serviços, providência que produziu excelentes resultados, alcançando todas as metas estabelecidas em contrato.

Hoje estamos representados nas principais regiões géoeconômicas do Estado, nas quais a marca ACP foi muito bem recebida e rapidamente solidificou o respeito do mercado.

Senhoras e senhores:

No plano institucional, a gestão que se encerra nesta data sempre esteve em perfeita sintonia com os paradigmas fundantes da instituição e não desonrou as bandeiras de luta em defesa dos interesses do empresariado e da sociedade.

Ressalto o relacionamento respeitoso com as autoridades constituídas, aí compreendidos os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, instâncias que sempre estiveram de portas abertas para a ACP.

Faço, ainda, um agradecimento especial às demais entidades de classe – a FIEP, FECOOPAR, FECOMÉRCIO, FAEP, FACIAP  e FETRANSPAR, que juntas com a ACP compõem o G-7, pela parceria e comprometimento com os interesses da classe empresarial paranaense. Juntas, marcharam conosco nas lutas em defesa da livre iniciativa.

Não posso omitir a gratificante parceria que nossa Diretoria manteve com a OAB/PR. Movimento Pró-Paraná e com a Associação Paranaense dos Juízes Federais, a APAJUFE, parceiras sempre presentes nas grandes causas que defendemos. Exemplo disso, os manifestos “O Brasil que queremos” e “O Paraná que queremos” e a mobilização pela aprovação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Curitiba, ainda a ser implantado.

Algumas das lutas defendidas pela ACP tiveram ampla repercussão, incluindo as manifestações de insignes parlamentares paranaenses na Câmara dos Deputados e no Senado da República, assim como amplos espaços na mídia.

A ACP não titubeou em se colocar respeitosa, mas resolutamente contrária à decretação do feriado da Consciência Negra, e dos também pretendidos feriados em dias de jogos da Copa do Mundo em Curitiba, ação que, neste caso, contou com a sensibilidade dos nossos vereadores.

Também enfrentou com coragem o desafio de combater e criminalizar a ação dos pichadores em Curitiba. Em parceria com a Prefeitura, a Guarda Municipal e outras entidades, e com o apoio dos principais veículos de comunicação do Estado, é veiculada uma campanha de comunicação com o objetivo de reduzir a ação desses vândalos.

Senhoras e Senhores,

 Ainda no capítulo dos agradecimentos tenho a declarar a imensa satisfação de ter liderado uma equipe de altíssimo nível e qualidade, homens e mulheres de prestígio na sociedade e no setor produtivo, que me ajudaram grandemente na tarefa de engrandecer ainda mais o perfil institucional de nossa querida ACP.

Mais uma vez agradeço aos vice-presidentes, coordenadores de conselhos e seus respectivos conselheiros e, de maneira particular, aos milhares de associados que nunca faltaram com o apoio necessário para as conquistas que hoje temos a grata satisfação de comemorar.

Levarei gravado em minha alma o signo que me marcou  profundamente nestes anos de convivência e cooperação: a disponibilidade leal dos companheiros que comigo se ombrearam à frente da gloriosa Associação Comercial do Paraná.

Foi, na verdade, um trabalho de equipe, e aí reside a minha gratificação e gratidão.

Para encerrar, senhoras e senhores, desejo a todos aqueles que hoje assumem a Gestão 2014-2016 sob a liderança do amigo e empresário Antonio Miguel Espolador Neto, os melhores votos de sucesso!

Que seja um novo tempo, com novas e expressivas conquistas.

Muito Obrigado, e um carinhoso abraço a todos!

QUE DEUS NOS ILUMINE.