Lerner recebe Comenda Barão do Serro Azul

Urbanista distinguido por sua contribuição à transformação das cidades

                Em cerimônia prestigiada por cerca de mil pessoas no Salão Azul no Clube Curitibano nesta segunda (3), Jaime Lerner foi agraciado com a mais alta honraria concedida anualmente pela Associação Comercial do Paraná (ACP), a Comenda Barão do Serro Azul. A homenagem é conferida a personalidades que tenham contribuído para o crescimento e valorização empresarial do Paraná nacional e internacionalmente.

Após a exibição do vídeo especial com a compilação da vida e obra do arquiteto, Lerner discursou de forma poética e lisonjeada. “Prezado Edson Ramon, empresário respeitado e querido na nossa comunidade: receba você e toda a diretoria da Associação Comercial do Paraná os meus mais profundos agradecimentos. Que o trabalho de vocês seja sempre a afirmação daqueles caros ideais que um dia moveram o Barão do Serro Azul. Amar é mudar a alma de casa, mudei minha alma para a casa dos curitibanos”.

Na saudação ao homenageado, o presidente Edson José Ramon disse “nada mais justo que o reconhecimento a um cidadão do nosso melhor inventário cívico”. Ramon lembrou ainda que Curitiba, a partir do século 20, foi marcada pelo “antes e depois de Jaime Lerner”, acrescentando que a constatação é feita “com prudência, sem exageros, pois a ACP sabe fazer justiça aos nossos maiores”.

Como filho de empresários e tendo passado grande parte de sua infância como ajudante na loja dos pais, o criador de inúmeros ícones de Curitiba destacou a atuação da entidade do setor produtivo.  “Sou testemunha da contribuição sempre pronta da ACP às grandes causas da cidade e do Estado, bem como de sua enérgica reação ante ameaças ao interesse público. Não fosse também por isso, apenas a simples defesa e promoção do comércio já constituiria uma contribuição valiosa à sociedade. Isso por que, sendo o comércio uma das mais importantes atividades humanas, a sua promoção é a própria promoção da sociedade”, disse.

Agora exercendo cargos anteriormente ocupados por Lerner, o governador Beto Richa e o prefeito Gustavo Fruet também esteviveram presentes a fim de parabenizá-lo pelo título recebido. “Esta homenagem é a justiça feita a este homem, um gestor público notável que soube dirigir perfeitamente sua equipe e tornou-se cidadão do mundo. Lerner tem uma trajetória admirável pelas grandes contribuições que prestou à nossa cidade e ao nosso país. É um exemplo de político e ser humano”, afirmou Richa.

O prefeito Gustavo Fruet admitiu que será guardião da tradição legada por Lerner, a fim de garantir que a cidade jamais perca o trilho da inovação e tecnologia. “Quero manter a tradição de fazer de Curitiba um ponto de encontro das pessoas, tendo como principal desafio da gestão pública a ampliação de investimentos em saúde e segurança”.

São obras marcantes da gestão do urbanista o Museu Oscar Niemeyer,Teatro Paiol, Parque Barigui, Calçadão da Rua XV, Centro de Criatividade, Universidade Livre do Meio Ambiente, sistema de ônibus expresso em canaletas exclusivas, vias estruturais de tráfego rápido, Conectora 5, Contorno Sul,  Cidade Industrial, entre outros. Como governador, criou condições para que o Paraná despontasse como força na indústria automotiva atraindo montadoras como a Renault e a Volkswagen.