ACP | Associação Comercial do Paraná

Líder filantrópico fala a integrantes das Câmaras Setoriais

No encontro mensal do último dia 6 os integrantes do Conselho das Câmaras Setoriais (CCS), coordenado pelo vice-presidente Paulo Brunel, tiveram a oportunidade de ouvir a palestra motivacional de Manny Ohonme, líder mundial do Samaritan’s Feet (Pés do Samaritano), cuja ideia foi gerada há mais de 30 anos na Nigéria (África).

Naquela ocasião um estrangeiro ofereceu um par de tênis a um menino de 9 anos, que como milhões de outras crianças em todo o mundo jamais havia experimentado o conforto de estar calçado. O moderno samaritano deu mais do que um simples presente, porque seu gesto contribuiu para mudar a vida daquele menino carente.

Além do primeiro par de tênis, o então garoto Manny teve também uma inspiração, passando a competir em atividades esportivas em seu país. O esporte preferido de Manny era o basquetebol.

Mais tarde recebeu o convite para estudar numa universidade norte-americana (Dakota do Norte), na qual desenvolveu a aptidão para o basquete e conheceu a jovem Tracie, sua esposa há 17 anos. Com o tempo assumiu uma posição executiva numa empresa líder em tecnologia, mas nunca deixou de se preocupar com as crianças africanas que viviam na pobreza, convivendo com o abuso de drogas, guerras, gangs e outras atividades criminosas.

Em 2003, deixando a segurança de seu cargo de executivo, Manny deu início ao Samaritan’s Feet, dedicando-se também à missão de propagar os princípios da motivação, atitudes, liderança e desenvolvimento para milhares de pessoas.

Manny Ohonme conta com mais de 20 anos de experiência nas áreas de tecnologia, logística, filantropia, marketing esportivo e empreendedorismo social. Sua meta atual é colocar 10 milhões de pares de calçados nos pés de 10 milhões de crianças órfãs e pobres ao redor do mundo.