ACP | Associação Comercial do Paraná

Maioria de aposentados de Curitiba não tem dívidas

O Instituto Datacenso realizou uma pesquisa com o objetivo de avaliar qual será a utilização do salário pelos aposentados de Curitiba. O resultado apontou que 83,9% não tem rendas comprometidas com empréstimo financeiro, dívidas ou contas atrasadas e que 64,3% do 13°salário serão gastos em contas relacionadas à residência.

Outro dado apontado pelo estudo mostra que 37,5% do pagamento são destinados a compras em geral, seguido de 30,4% em investimento na poupança e 21,4% parcialmente na poupança. Pouco mais da metade dos aposentados entrevistados pertence ao gênero feminino, com idade predominante de 50 a 75 anos (84%), com renda entre R$ 1.357,00 até R$ 3.390,00 (30%), estado civil casado (63%) e ensino superior (43%).

A pesquisa foi realizada para a Associação Comercial do Paraná (ACP), com 200 aposentados curitibanos, por telefone, nessa segunda-feira (26), dia em que o Ministério da Previdência Social antecipou a primeira parcela do 13° para aposentados e pensionistas. Inicialmente serão pagos os benefícios de até um salário mínimo. Os segurados que recebem acima do mínimo terão seus benefícios creditados a partir do dia 2 de setembro.