ACP | Associação Comercial do Paraná

Outubro Rosa cultural na ACP

A ACP, liderada pelo Conselho da Mulher Executiva (CME) em apoio ao movimento Outubro Rosa, promoveu nesta sexta-feira (4), em frente à sua sede, programação cultural com o objetivo de chamar a atenção da população para os riscos do câncer de mama.

Para abrir o evento, que contou com apresentações de dança e flash MOB, discursaram o vice-presidente Odone Fortes Martins, a coordenadora CME, Edda Deiss de Melo e Silva, a secretária Municipal da Mulher, representando o prefeito Gustavo Fruet, Roseli Isidoro, e a representante do Instituto Humsol, Maria Cecília.

Em meio aos trajes cor-de-rosa que tomaram conta da Rua XV, a mensagem do amor pela vida foi difundida. “A ACP procura apoiar de maneira eficaz causas que atendam eficientemente ao objetivo de cuidar das pessoas e promover seu bem-estar”, disse Edda.

Como exemplo de superação e prova de que a prevenção pode salvar muitas vidas, Roseli Isidoro e Maria Cecília relataram sua experiência de vencer a doença, esta, que contraiu na mama e aquela, no colo do útero.  As chances de cura num paciente com diagnóstico precoce é de 90%. “É preciso intensificar cada vez mais o diálogo entre entidades atuantes, como a ACP, e a sociedade. Além disso, campanhas como esta devem contagiar empresários para que repassem esta mensagem a todos os seus funcionários”, destacou Roseli.

O movimento popular Outubro Rosa é internacional, e em alusão à data muitas cidades do mundo adotam a iluminação rosa – que simboliza a união dos povos pela saúde feminina, além do rosa servir de alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária.