ACP | Associação Comercial do Paraná

Palestra sobre o Simples Nacional

 A ACP por meio de seus Conselhos da Mulher Executiva (CME), Tributação e Finanças (CTF) e das Câmaras Setoriais promoveu a palestra sobre o Simples Nacional com o contador e especialista em contabilidade, Narciso Doro, Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba. A coordenadora-geral do Conselho da Mulher Executiva, Maria Cristina Fernandes Coutinho destacou o papel do CME como importante meio de representação das mulheres empresárias no Paraná e apresentou aos presentes as vice-coordenadoras Terezinha Wolmann, Deise Cataldi, Ivone Hartmann e a coordenadora de bairro, Emilia da XV.

Antes do início da palestra, a diretora artística da Orquestra Feminina Ladies Ensemble falou brevemente sobre o Concerto das Rosas, espetáculo cultural realizado por meio da Lei Rouanet, que tem como missão promover a sensibilização para a causa do câncer de mama através da música. Ricardo Trento, produtor cultural e diretor da Universidade Livre da Cultura também falou e salientou que um projeto deste porte necessita de parceiros para viabilizar a turnê do espetáculo e levá-lo para diversas cidades do Paraná.

O vice-presidente da ACP, Paulo Brunel apresentou o palestrante Narciso Doro e divulgou o evento “Minha Ideia muda o Mundo” promovido pelo Conselho de Jovens Empresários- CJE. Estiveram presentes, além de empresários, contadores, comerciantes e colaboradores da entidade. 

O objetivo da palestra foi o de esclarecer algumas questões referentes ao Simples Nacional, que é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006 e abrange a participação de todos os entes federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), segundo informações da Receita Federal.