ACP | Associação Comercial do Paraná

Paraná se prepara para lançamento do Pacto de Mediação

Publicado em 3 de setembro no jornal Gazeta do Povo

O lançamento do Pacto de Mediação no Estado do Paraná foi tema de uma reunião realizada no último dia 21 de agosto, na sede da Associação Comercial do Paraná  . O evento contou com a presença da direção da ACP e da Arbitac (Câmara de Mediação e Arbitragem), FIEP, Instituto dos Advogados do Paraná, OAB-PR, Tribunal de Justiça, Sindicato dos Contabilistas, CORECON, universidades e instituições de mediação e arbitragem. O destaque foi a presença da advogada e mediadora Fernanda Levy, uma das idealizadoras e divulgadoras do Pacto.
A proposta é elaborar os termos deste Pacto para lançamento no Paraná em outubro deste ano. A coordenação da iniciativa está sendo feita pelo advogado e mediador Henrique Gomm, vice-presidente do Conselho Administrativo da Arbitac.

O principal objetivo do Pacto de Mediação é formalizar um protocolo de intenções, estimulando a utilização de métodos consensuais para resolução de conflitos, especialmente a mediação. Espera-se evitar a judicialização e promover uma efetiva pacificação social.

O Pacto, que foi lançado em novembro de 2014 em São Paulo, a partir de uma união de esforços entre a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e do Centro de Indústrias do Estado do São Paulo , já no seu lançamento contou com 250 (duzentas e cinquenta) assinaturas de grandes empresas, universidades, entidades de representação e escritórios de advocacia.

O Pacto de Mediação nasceu da iniciativa de forças representativas da sociedade civil e foi inspirado no Compromisso firmado entre empresas norte-americanas no ano de 1987.