ACP | Associação Comercial do Paraná

Prefeitura lança concurso sobre soluções para uso do carro na cidade

De acordo com presidente da ACP, Curitiba confirma seu pionerismo na busca de soluções inteligentes na mobilidade urbana com realização do evento

A Prefeitura de Curitiba lançou nesta quinta-feira (9) um concurso para buscar soluções inteligentes para o uso do automóvel nas cidades. A competição, que tem caráter cultural, foi apresentada durante a abertura do seminário internacional Uso do Automóvel na Cidade, evento organizado pela Prefeitura e que segue até esta sexta-feira (10) no Salão de Atos do Parque Barigui.

“Curitiba está aberta a receber sugestões na área de mobilidade urbana. Queremos também conhecer projetos de médio e longo prazos que nos ajudem no processo de transformação da cidade e na confirmação de Curitiba como referência no Brasil. Será muito importante contar com sugestões para o futuro da mobilidade da capital paranaense, tanto dos participantes do evento como das futuras propostas apresentadas no concurso”, afirmou o prefeito Gustavo Fruet.

A inscrição ao concurso cultural Uso do Automóvel na Cidade é gratuita e está aberta até o dia 23 de setembro de 2015 – regulamento e informações estão no sitewww.curitiba.pr.gov.br/concursousodoautomovel.

Os trabalhos inscritos devem ser individuais. Haverá premiação para as melhores propostas apresentadas: o 1º. lugar receberá uma viagem de quatro dias para para o Centro de Mobilidade do Instituto Renault, na França, com agenda específica para conhecimento dos projetos na área de mobilidade; o 2º lugar ganhará uma viagem de quatro dias para o Centro de Mobilidade do Instituto CEIIA, em Portugal, com agenda específica para conhecimento dos projetos na área de mobilidade; e o 3º lugar receberá uma bicicleta elétrica. Os dez primeiros colocados receberão certificado de classificação no concurso.

A avaliação dos trabalhos será realizada por um comissão formada por representantes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e por representantes dos parceiros da organização do seminário internacional Uso do Automóvel na Cidade: Renault do Brasil, Grupo GRPCom, Universidade Positivo, Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP). A premiação acontecerá no dia 4 de dezembro de 2015, em local a ser definido.

Abertura

Durante a abertura do seminário, o prefeito Gustavo Fruet destacou a importância das cidades pensarem no espaço público compartilhado e em medidas para impedir que a mobilidade chegue rapidamente a processo de travamento. “Este deve ser um trabalho diário e permanente de conscientização e não depende apenas do poder público. É fundamental o envolvimento da sociedade como um todo”, disse.

Para Antônio Miguel Espolador Neto, presidente da Associação Comercial do Paraná, também apoiadora do seminário internacional, as experiências que serão debatidas no evento certamente servirão para a definição de novos parâmetros para a mobilidade urbana. “Essa é uma área que necessita de constantes atualizações e renovações. Com a realização deste evento, Curitiba confirma seu pionerismo na busca de soluções inteligentes na mobilidade urbana, na melhora do meio ambiente e na valorização da população”, destacou.

“Se não pensarmos na questão do uso do automóvel, teremos muitos problemas no futuro. Curitiba já está adotando novas soluções de mobilidade urbana como o projeto da Via Calma, as faixas exclusivas de ônibus e o investimento em ciclomobilidade. O seminário terá a apresentação de projetos e experiência de várias partes do mundo que podrão ser muito importantes para nossa cidade”, disse o secretário do Governo Municipal, Ricardo Mac Donald Ghisi.

Também participaram da mesa de abertura do evento Alain Tissier, vice-presidente sênior da Renault no Brasil; José Pio Martins, reitor da Universidade Positivo; Maria Sandra Gonçalves, diretora de Jornalismo da Gazeta do Povo; e Sandro Nelson Vieira, diretor-presidente do IBPQ.

Ainda estiveram presentes no seminário o secretário municipal do Planejamento e Administração, Fabio Scatolin, o presidente do Ippuc, Sérgio Pires, o presidente da Urbanização de Curitiba S/A, Roberto Gregório da Silva Júnior, o líder do governo na Câmara Municipal de Curitiba, Paulo Salamuni, os vereadores Felipe Braga Cortes, Serginho do Posto, Johnny Stica e Bruno Pessutti, o embaixador da Turquia no Brasil, Huseyin Dirioz, e diversos representantes diplomáticos destacados em Curitiba.

Fonte: PMC