ACP | Associação Comercial do Paraná

Projeto Boa Compra realizou mais um encontro

Cerca de 80 comerciantes e prestadores de serviços filiados à Associação Comercial do Paraná (ACP), assistiram nessa sexta-feira (20) mais uma explanação sobre o relacionamento entre fornecedores e consumidores, ministrada pela diretora do Procon-PR, Cláudia Silvano.

As aulas fazem parte do projeto Boa Compra, desenvolvido em conjunto pela ACP e a referida instituição do governo estadual, com o objetivo de esclarecer os comerciantes das responsabilidades prescritas no Código de Proteção e Defesa do Consumidor. O projeto, que até aqui contou com a assistência de 250 comerciantes, prevê ainda a realização de mais duas aulas do total de cinco.

Os participantes que assistirem no mínimo três aulas terão direito a um selo que poderá ser afixado em seu estabelecimento comercial.

A diretora do Procon-PR comentou vários aspectos da atividade comercial, sempre frisando a necessidade do fornecedor seguir as orientações do código, assegurando antecipadamente ao consumidor as informações necessárias sobre a transação comercial, especialmente quando se tratar de venda a crédito. Dentre as informações básicas destacam-se preço, montante de juros, número de prestações e soma total com e sem financiamento.

O Procon-PR realizou 125 mil atendimentos no exercício de 2012, “sendo que a maioria absoluta das reclamações de consumidores continuam se referindo aos serviços de telefonia”, assinalou Cláudia, lembrando que “80% dos casos poderiam ser resolvidos por meio do entendimento entre as partes”.