Recuperação de crédito do consumidor cai 3,6% no 1º trimestre de 2015

Na variação contra março de 2014 houve recuo de 2,9%

O indicador de recuperação de crédito do consumidor – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas no banco de dados – apontou queda de 3,6% em todo o país, no acumulado do primeiro trimestre de 2015, em comparação ao mesmo período de 2014, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) divulgados pela Associação Comercial do Paraná (ACP). Na comparação interanual (mar/15 contra mar/14) o pagamento de dívidas apresentou recuo de 2,9%. Na comparação acumulada em 12 meses (abr/14 até mar/15 contra os 12 meses antecedentes), o indicador de recuperação de crédito apresentou recuo de 4,3%. Na análise mensal (mar/15 contra fev/15) houve queda de 4,7%, na série de dados ajustada sazonalmente.

A queda registrada pelo indicador de recuperação de crédito do consumidor apresenta novo recorde negativo em sua série histórica (na avaliação do resultado acumulado em 12 meses), iniciada em janeiro de 2005. Em 2015, além da menor intensidade das transações no mercado de crédito, observa-se maior deterioração do cenário macroeconômico no Brasil – especialmente para o mercado de trabalho. Apesar de, no momento, os fundamentos do mercado de crédito permanecerem ainda em bons níveis, deve ocorrer uma ligeira deterioração nos próximos meses, fato que deve trazer novo resultado negativo na recuperação de crédito, fechando o ano com queda de 1,5% na comparação com 2014.

Regiões

Na comparação mensal (mar/15 contra fev/15), observa-se queda generalizada nas regiões, que apresentaram os seguintes resultados: Centro-Oeste (-5,8%), Norte (-1,2%), Sul (-3,9%), e Nordeste e Sudeste (-4,9%).

Varejo

O indicador que considera a recuperação de crédito do consumidor no setor varejista registrou recuo de 3,8% na comparação mensal (mar/15 contra fev/15) dos dados dessazonalizados. Dentre as regiões, ficou a seguinte configuração: Sudeste (-5,5%), Centro-Oeste (-5,2%), Sul (-3,6%), Nordeste (0,1%) e Norte (1,3%).

Metodologia

O indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica deste indicador inicia-se em 2005 e está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/recuperacao-de-credito/

Sobre a Boa Vista SCPC

A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) é uma empresa que oferece as melhores soluções para a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, a serviço de empresas e consumidores. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por dia.

A empresa coloca à disposição dos brasileiros serviços que os ajudam a cuidar bem do nome, a prevenir-se contra fraudes e usar o crédito de forma sustentável. É a única empresa que oferece ao consumidor a consulta gratuita pela Internet (site www.consumidorpositivo.com.br) de seus débitos ou pendências financeiras registrados no banco de dados. Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital.

Está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais, distribuidores, representantes e parcerias com mais de 2,2 mil entidades de classe. Inovadora e controlada por brasileiros, a Boa Vista SCPC opera o Cadastro Positivo no País e investe continuamente em tecnologia de ponta para atender à sua crescente carteira de clientes em todo o território nacional.