ACP | Associação Comercial do Paraná

Road Show Acrefi na ACP Curitiba analisa atual momento econômico e cenário de crédito no Brasil

O economista Sérgio Valle, da MB Associados, é um dos especialistas convidados pela Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) e Associação Comercial do Paraná (ACP) para participar, nesta terça-feira (25/09), em Curitiba, do seu tradicional Road Show no Auditório da Associação Comercial do Paraná (Rua XV de Novembro, 621), das 8h30 às 12h. Em sua participação, Valle traçará um cenário em uma perspectiva macroeconômica e política.

O evento contará ainda com as presenças de Hilgo Gonçalves, presidente da Acrefi; Gláucio José Geara, presidente da Associação Comercial do Paraná na abertura do evento – além de Leandro Bissoli, sócio do escritório Patricia Peck Pinheiro Advogados, que abordará: ‘Proteção de Dados e Ciber Segurança – Como fica com a Nova lei de proteção de dados pessoais brasileira LGPD 13.709 e Resolução 4658 Bacen e Circular 3.909; Cristiane Rodrigues, e Daniel Gomes, da Cassiopae, apresentarão: ‘Garantias: Obtenha Segurança na Concessão de Crédito’; Cristiano Dantas, superintendente da B3, cujo tema será ‘Mercado de Veículos’; e Mauro Melo, CEO da Credilink, que discutirá sobre: ‘Segurança no Crédito Digital’.

De acordo com o presidente da Acrefi, Hilgo Gonçalves, eventos como estes são oportunos para compartilhar informações e aumentar o conhecimento das pessoas em assuntos importantes do mercado econômico e financeiro. “Estamos em um momento onde é demandado de todos nós escolhas conscientes, seja no campo político, nas nossas decisões pessoais ou empresariais. Precisamos levar em consideração nossas experiências vividas nos últimos anos e os desafios enfrentados que, seguramente, contribuirão para tempos melhores. Temos condições de ter uma trajetória de crescimento superior se continuarmos priorizando a agenda de reformas”, pontua.

Segundo ele, o programa de Cidadania Financeira liderado pelo Banco Central tem produzido resultados importantes. “Os consumidores têm buscado crédito de forma mais consciente contribuindo, dessa forma, para uma redução do endividamento das famílias e estabilidade da inadimplência. Isso impacta em maior oferta do crédito pelas instituições financeiras, dentro de um contexto de maior responsabilidade e educação ao consumo. Projetamos que o Crédito com Recursos Livres para Pessoa Física, que já acumula expansão de 4,7% no ano até julho, terá uma expansão na ordem de 5 a 7% em 2018”, destaca Hilgo.

O presidente da entidade acredita também em um crescimento do PIB- 2018 na ordem de 1,3%. “Temos um cenário de juros que deve ficar em torno de 6,5% e a inflação abaixo do teto da meta, em 4,1% (meta é de 4,5%). No longo prazo, acreditamos que a aprovação do Cadastro Positivo, incluída na Agenda BC+ do Banco Central, poderá aumentar consideravelmente a oferta de crédito no mercado, aumentando a relação crédito/PIB e ainda contribuir na redução da inadimplência e em juros menores. É um impacto importante que favorece o crescimento do Brasil”, finaliza.

SOBRE A ACREFI 

A ACREFI – Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento foi fundada em 1958 com o objetivo de congregar as empresas do setor, defender seus legítimos interesses, fortalecer as relações entre os associados e promover o desenvolvimento de suas atividades. Em todo esse período, a instituição se manteve fiel aos seus objetivos, procurando adaptá-los às constantes mudanças ocorridas no quadro econômico em geral e nas atividades de financiamentos contribuindo, assim, com o crescimento do País.