ACP | Associação Comercial do Paraná

Secretário Leon Grupenmacher recebe empresários preocupados com assaltos

Número de ocorrências policiais aumentou entre 20% e 30% em um ano e meio

Uma comitiva de comerciantes liderada pelo presidente da ACP, Edson José Ramon, esteve reunida nesta segunda com secretário da Segurança Pública, Leon Grupenmacher, para solicitar soluções que reduzam a um nível razoável o número de assaltos a estabelecimentos comerciais da capital e região metropolitana. O crescimento do número das ocorrências, entre 20% e 30% de acordo com os empresários, motivou a mobilização.

A primeira decisão tomada pelo grupo, que contou com a presença de representantes das Polícias Militar e Civil, foi a de montar uma equipe de trabalho conjunto que se reunirá quinzenalmente para convergir informações e determinar soluções. “Pela primeira vez no Paraná uma parceria de cooperação real está se formando. Este é um marco para a Sesp, que, a partir destas ações, terá um canal aberto entre o órgão e os comerciantes”, declarou o secretário. A primeira reunião está marcada para a próxima terça, dia 13.

De acordo com o major Dorian Cavalheiro, do setor de planejamento da PM, a parceria tende a render bons resultados, pois “os lojistas participarão do processo decisório ao auxiliar os órgãos de segurança a rastrearem minuciosamente as causas dos assaltos, bem como reunirão dados sobre os setores mais afetados, incluindo aqueles em que houve queda de ocorrências, o que resultaria numa ação mais efetiva na causa do problema, não somente na conseqüência”, explicou.

Enquanto as ações não têm início e como medida preventiva, a primeira ação a ser tomada pelos comerciantes, segundo o delegado Rodrigo Freitas, da Delegacia de Furtos e Roubos, é a utilização estratégica das câmeras de segurança, de forma a facilitar a visualização dos rostos dos meliantes. Para que o processo chegue ao final de forma a propiciar uma ação efetiva dos policiais, o secretário destacou a importância da rapidez do repasse dessas imagens gravadas à Polícia.

Os diretores de lojas presentes na reunião foram Geraldo Luiz Gonçalves (Rede Multiloja), Sérgio Maeoka (Rede Nissei), Jeroslau Paulik (Rede Mercadomóveis), Luiz Humberto Quental (Lojas Salfer), Gilmar Godoy (Lojas Coppel) e Luiz Alberto Leão (Rede Condor). Integraram a comitiva também os vice-presidentes da ACP José Eduardo de Moraes Sarmento e Antônio Miguel Espolador, além do deputado estadual Mauro Moraes (PSDB).