ACP | Associação Comercial do Paraná

Sinval Zaidan Lobato Machado: 1942-2018 †

A Associação Comercial do Paraná cumpre o triste dever de registrar o falecimento de Sinval Zaidan Lobato Machado, nessa terça-feira (26), um de seus vice-presidentes e membro ativo da entidade há mais de 20 anos. Sinval deixa extensa folha de serviços prestados à sociedade paranaense, tendo liderado importantes movimentos sociais e políticos, projetos, missões humanísticas, culturais e empresariais. A sociedade paranaense perde uma figura de relevo, um homem que marcou a vida pela preocupação em servir ao próximo e ao país.

A obra realizada por Sinval é um legado exemplar de dedicação ao empreendedorismo, participação em causas cívicas e patrióticas e, sobretudo, na educação de crianças, adolescentes e jovens, por meio da Fundação Instituto Tecnológico Industrial (Fundacen).

Filho de João Lobato da Mota Machado e Aifa Zaidan Machado, Sinval nasceu em Piraí do Sul, Paraná, no dia 6 de outubro de 1942. Passou a infância e parte da juventude em Foz do Iguaçu. Começou a trabalhar aos oito anos de idade, integrando mais tarde a primeira turma da Escola Técnica de Foz do Iguaçu/PR, sendo o primeiro aluno a presidir o Grêmio Estudantil e a União Iguaçuense de Estudantes Secundários (UIES). Bacharel em Direito pela Universidade Curitiba participou de diversos movimentos estudantis, sendo eleito presidente do Conselho Superior da Upes (União Paranaense de Estudantes Secundários).

Em 1971, casou-se com Regina Coeli Zagonel Machado, com quem teve os filhos Christiano e Rafaelle. Deixa também a neta Giovanna.

Cidadão Honorário de Curitiba, Registrador Civil Notário Público – Tabelião, foi presidente do CIEE (Centro de Integração Empresa -Escola), e também do Rotary Club Cidade Industrial de Curitiba, além de membro do Conselho Estadual do Trabalho.

Integrou as seguintes instituições: Conselho Estadual de Cultura, do Trabalho, Conselho Superior da Federação das Indústrias do PR, da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (Aecic), atuando como membro pró-ativo da  Associação das Empresas da Cidade Industrial de Araucária, Faciap, Anoreg, Irpen, Comprev I, Sienoreg, Colégio Notarial, Funarpen,e coordenador do Conselho Político da Associação Comercial do Paraná, função também exercida no Concex-RI e Arbitac.

Fundador e presidente da Câmara de Comércio Brasil-Paraguai, participou da criação de diversas Câmaras de Comércio na América Latina e Europa em países como Brasil, Argentina, Uruguai, Romênia, Polônia, Suíça, Marrocos e Canadá. Também foi membro da Câmara de Internacionalização de Curitiba, em convênio firmado entre a Flórida Christian University , Fesp, Conselho de Comércio Exterior, Concex-RI e Fundação Instituto Tecnológico Industrial.

Liderou importantes movimentos, projetos, programas e missões humanísticas, culturais, empresariais, contribuindo significativamente na consolidação de grandes parcerias. Pioneiro em trazer inúmeras personalidades à Curitiba, entre elas, o Presidente da Polônia, Lech Walesa, em visita à Associação Comercial do Paraná.

Há 25 anos, Sinval e sua esposa Regina idealizaram a Fundacen (Fundação Instituto Tecnológico Industria)l voltada ao ensino profissionalizante, sediada na Cidade Industrial e dimensionada a proporcionar  educação e profissionalização de crianças, adolescentes e jovens, preparando-os para o exercício da cidadania e inclusão no mercado de trabalho.  A Fundacen destaca-se como o maior sonho concretizado na concepção humanista do empreendedor.

Como vice- presidente da ACP em várias gestões, Sinval era o atual coordenador do Conselho Político da Associação Comercial do Paraná, tendo coordenado também o Concex e Arbitac.

 

Sinval Zaidan Lobato Machado: 1942-2018 †