ACP | Associação Comercial do Paraná

Solar do Barão recebe exposição de itens da vida de Ildefonso Pereira Correia

O Museu da Gravura localizado no Solar do Barão, antiga morada de Ildefonso Pereira Correia, abriu nesta terça-feira (10) a exposição Barão do Serro Azul: Homenagem a um Herói Paranaense, dedicada à sua contribuição para Curitiba. Durante a Revolução Federalista, preocupado com a situação de instabilidade e com a ausência dos governantes que fugiram, o Barão negociou com o comando revolucionário para evitar o derramamento de sangue. Graças à sua interferência muitas vidas foram poupadas.

Durante a cerimônia, no pronunciamento do vice-presidente da ACP, Camilo Turmina, ele se declarou emocionado em poder conhecer detalhes pessoais da vida do Barão expostos na mostra. Turmina anunciou que já tramita na Assembleia Legislativa do Paraná, por iniciativa do deputado Ney Leprevost, Projeto de Lei para reconhecer o Barão do Serro Azul como Patrono do Comércio do Paraná e ao mesmo tempo, inserir no calendário oficial de eventos do Estado, o dia 16 de julho como o Dia do Patrono do Comércio Paranaense.

Como coordenadora da ACP Cultural, Bernadete Zagonel agradeceu à Fundação Cultural de Curitiba pela “iniciativa louvável para que a memória do Barão seja permanentemente valorizada e lembrada pelo povo de Curitiba e do Paraná”, declarou.

O evento contou com uma palestra do historiador Renato Mocellin, que descreveu a vida do herói paranaense visto por ele como “um homem à frente do seu tempo. Empreendedor, homem trabalhador de bem que ficou esquecido por muito tempo, mas que agora deverá ser lembrado para sempre como um defensor da paz, um capitalista social que pensava naqueles que produziam”.

Para completar a homenagem, o pianista Bruno Hrabovsky executou a valsa “A impressora”, composta por Leite Junior em homenagem à Impressora Paranaense, empresa pioneira no ramo tipográfico, uma das iniciativas empresariais de Ildefonso Pereira Correia.

A mostra estará aberta à visitação pública até o dia 10 de agosto.

Endereço:
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro

Contato:
(41) 3321-3367
museudagravura@fcc.curitiba.pr.gov.br

Horário de funcionamento:
9h às 12h e 13h às 18 (2ª a 6ª feira) e 12h às 18h (sábado, domingo e feriado)